Fale Conosco

2 de junho de 2014

Com apoio do Governo, Festa do Bode Rei movimenta Cabaceiras



02.06.14 festa do bode cabaceiras fotos alberi pontes 23 270x192 - Com apoio do Governo, Festa do Bode Rei movimenta CabaceirasMais de 50 mil visitantes prestigiaram os três dias da 16ª Festa do Bode Rei, que acontece anualmente no município de Cabaceiras, localizado a 180 Km da capital paraibana. O festival, que nesta edição foi todo decorado em clima de Copa do Mundo, incentiva a ovinocaprinocultura e fomenta o potencial turístico e cultural da cidade. Considerada um dos principais eventos turísticos do calendário nordestino, a festividade contou com apoio do Governo do Estado.

O encerramento da festa aconteceu no domingo (1º). O governador Ricardo Coutinho destacou a importância do evento e as atrações do local. “É uma festa cultural e ao mesmo tempo econômica. Além de realizar a Festa do Bode Rei, Cabaceiras02.06.14 festa do bode cabaceiras fotos alberi pontes 16 270x192 - Com apoio do Governo, Festa do Bode Rei movimenta Cabaceiras também é um município paraibano conhecido pelo seu potencial turístico. Temos aqui, por exemplo, o Lajedo de Pai Mateus, que é um monumento natural e arqueológico, e o projeto cinematográfico Roliúde Nordestina. Todos esses potenciais são importantes para o desenvolvimento da Paraíba”, comentou.

O prefeito de Cabaceiras, Luiz Aires, também ressaltou o caráter turístico e cultural da festa. “Fazer a Festa do Bode Rei entre 02.06.14 festa do bode cabaceiras fotos alberi pontes 17 270x192 - Com apoio do Governo, Festa do Bode Rei movimenta Cabaceiraso final de maio e início de junho é uma maneira de harmonizarmos o turismo da Paraíba. Até porque conciliamos nossa festa com a abertura do São João de Campina Grande que é sempre na segunda semana de junho”, explicou. “O objetivo dessa festividade é, em primeiro lugar, fomentar a nossa ovinocaprinocultura. E, em segundo lugar, há o caráter cultural e turístico, porque ela já foi inserida no calendário turístico da Paraíba e do Brasil”, completou.

Empreendimento – A Festa do Bode Rei também ressalta o caráter empreendedor do nordestino. Durante três dias, produtores da caprinovinocultura e turismo, além de técnicos, empresários e o público tiveram a oportunidade de expor produtos, fazer negócios, participar de cursos, feiras de animais e artesanato.

02.06.14 festa do bode cabaceiras fotos alberi pontes 15 270x192 - Com apoio do Governo, Festa do Bode Rei movimenta Cabaceiras

O evento ocupa todo o centro histórico da cidade, abrangendo as principais avenidas e prédios públicos. A festividade é dividida em diferentes setores. Um deles é o Parque do Bode Rei, onde acontece a Expofeira de Animais. São diversos currais à disposição dos criadores para exposição e comercialização de animais, além de uma arena destinada à realização das competições formada por modalidades como Pega Bode, Fórmula Bode, Gincana de Bode e Concurso Cabra Leiteira.

02.06.14 festa do bode cabaceiras fotos alberi pontes 20 270x192 - Com apoio do Governo, Festa do Bode Rei movimenta CabaceirasOutro setor da festa é a Praça do Bode Rei, onde acontece a Expofeira de Artesanato. Nesse espaço ficam instaladas as barracas, reservadas à exposição de artesanatos da região do Cariri como crochê, bordado, retalhos de tecido (coxixo e fuxico) e objetos confeccionados em couro caprino.

O terceiro setor é o Arraial do Bode Rei, reservado às apresentações de desfiles, concursos, grupos folclóricos e forró pé-de-serra. Ao seu redor são disponibilizadas barracas, que formam a praça de alimentação, denominada de Espaço da Culinária Bodística.