Fale Conosco

24 de março de 2013

Com apoio do Governo, cresce em 130% comercialização dos produtores de Riachão



Os agricultores familiares do município de Riachão, assessorados pela Emater Paraíba, estão se tornando fornecedores de alimentos para a Prefeitura municipal, por meio do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PNAE), conforme chamada pública municipal, garantindo renda mensal para as famílias. Segundo informou o extensionista Bilac Soares,  houve um crescimento da ordem de 130% no volume comercializado em relação ao projeto do ano anterior, com recursos da ordem de R$ 64.620,00.

O número de famílias também aumentou e este ano 11 famílias da agricultura familiar se tornaram fornecedoras de 18 produtos agrícolas, produzidos sem a presença de agrotóxicos. Os produtos que passaram a ser consumidos nas escolas da rede municipal de ensino são mel de abelha, polpa de frutas, doces, bolos diversos, macaxeira, batata doce, abóbora, feijão verde, quiabo, maxixe, frango caipira, ovo caipira, entre outros.

Todo o trabalho de articulação e assessoramento, bem como a elaboração do projeto foi realizado pela Unidade Operativa da Emater Paraíba em Riachão, que contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. Na ocasião da assinatura do convênio, além do extensionista Bilac Soares, estavam presentes a vice-prefeita Maria Daluz, o secretário da municipal de Agricultura e Pecuária, Gabriel Neto, e os 11 agricultores beneficiados.

De acordo com a legislação em vigor do Ministério da Educação e Cultura, no mínimo 30% dos recursos recebidos pelos estados e municípios para aquisição de gêneros para alimentação escolar devem ser adquiridos junto à agricultura familiar, mas em Riachão, devido ao trabalho da Emater, a meta mínima foi ultrapassada significativamente. Bilac destacou o apoio recebido do prefeito Fábio Moura para que essa meta fosse ultrapassada.