João Pessoa
Feed de Notícias

Com apoio do FIC, livro destaca o cangaço nos folhetos de cordel e no cinema

quarta-feira, 21 de maio de 2014 - 09:27 - Fotos: 

Com o patrocínio do Fundo de Incentivo a Cultura (FIC), do Governo do Estado, o professor Gilvan de Melo Santos lança, nesta quarta-feira (21), o livro “Dos versos às cenas: o cangaço no folheto de cordel e no cinema”. O evento acontece às 17h30, no Museu Assis Chateaubriand – MAC, na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande.

A obra apresenta a literatura de cordel no Brasil e se inscreve como uma escritura tecida pelas vozes e performances de cavaleiros oriundos da História de Carlos Magno e os Doze Pares de França. Como tese principal em destaque entende-se que, entre 1930 e 1960, heróis cangaceiros representaram a transição da tradição à modernidade. Um livro que ajuda a entender a construção de uma identidade brasileira, marcada pelo trânsito texto-imagem, real-irreal, ficção-história.

O autor é Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, com estágio na Université Paris Ouest Nanterre La Défense. Além disso, é mestre em Educação pela UFPB, bacharel em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande, graduado em Psicologia e professor da Universidade Estadual da Paraíba. É ainda coordenador do Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia da UEPB e presidente adjunto do Centro Paraibano de Estudos do Imaginário.