João Pessoa
Feed de Notícias

Com apoio do Estado, Feira Literária de Boqueirão começa nesta quinta-feira

quarta-feira, 19 de novembro de 2014 - 09:01 - Fotos:  Divulgação

A semana será dedicada à cultura no município de Boqueirão. A cidade sedia a 5ª Feira Literária de Boqueirão (Flibo), de 20 a 22 de novembro. O evento tem como atividades principais a realização de palestras, oficinas, bate-papo com autores, saraus, lançamentos de livros, contações de histórias e espetáculos de teatro e música. A abertura será nesta quinta-feira (20), às 18h, na Tenda da Praça da Associação Boqueirãoense de Escritores (Abes), no Centro Turístico de Boqueirão. Toda programação é gratuita.

A Flibo é um evento anual, realizado com o apoio de órgãos públicos, como a Fundação Espaço Cultural da Paraíba(Funesc), e ainda universidades, instituições culturais, empresas privadas e academias literárias.

Na primeira noite do evento, se apresenta a Filarmônica Nossa Senhora do Desterro e o Quarteto da Rainha, a partir das 18h. Em seguida, às 19h, acontece a cerimônia de abertura. Às 20h, começa a programação literária com a conferência “Pra que serve a literatura?”, proferida por Maria Valéria Rezende, escritora homenageada pelo evento, com mediação do escritor Roberto Menezes. A noite vai ser encerrada com a música da cantora Gitana Pimentel. A programação completa da Flibo está disponível no endereço – flibo2014.blogspot.com.br. No mesmo endereço, os interessados em participar dos cursos e oficinas também podem se inscrever antecipadamente.

Parceria com a Funesc – Também na quinta-feira, deve ser apresentado à população o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. O plano existe, desde 2010, e agora, uma consulta pública está sendo realizada com o intuito de que as pessoas possam contribuir com a formação do texto base para a elaboração de um projeto que será encaminhado à Assembleia Legislativa.

Na sexta-feira (21), o universo da fantasia chega até crianças e jovens por meio do projeto Contação Itinerante, realizado pela Funesc em bibliotecas, escolas e praças. Às 9h e às 15h, o grupo Contação da Rua se apresenta com a contadora Dani Daniele, na Praça da Abes. A Funesc também leva à Boqueirão coleções editadas pela Fundação. As obras de autores paraibanos serão doadas para escolas e para a biblioteca pública municipal.