João Pessoa
Feed de Notícias

Com apoio da Secult, biblioteca itinerante percorre oito cidades da Paraíba

quinta-feira, 24 de novembro de 2016 - 09:57 - Fotos:  Divulgação

Com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o coletivo Centro integrado de Circo (CIC) apresentará, nesta quinta-feira (24), no estacionamento do Espaço Cultural, a partir das 17h, o projeto Van Filosofia. De iniciativa do produtor cultural Gerard Miranda, a biblioteca itinerante vai percorrer oito cidades da Paraíba com uma programação integrada que reúne contação de história, distribuição de livros do acervo do Fundo de Incentivo à Cultura – Augusto dos Anjos (FIC) e apresentações musicais de Hip Hop.

A proposta do coletivo cultural é percorrer as cidades do estado, através de um carro adaptado, com o objetivo de disseminar o hábito da leitura e a cultura Hip Hop, a partir da interação com jovens e adolescentes. Haverá também, na programação, a exibição do filme ‘Paraíba Hip Hop’ e distribuição, em cada cidade, de 20 CDs da coletânea Music From Paraíba, de músicos contemplados no edital da Fundação Espaço Cultural (Funesc).

A van possui um palco móvel, além de projetor, equipamento de som, biblioteca e material para distribuição a exemplo de livros, revistas cds. Essa estrutura possibilita que o projeto acesse e proporcione apresentações, ações e intervenções artísticas para os mais diversos públicos.

No evento, ainda haverá o lançamento do livro ‘Rally Circo Social: uma antropologia cultural sobre rodas’ que traz um relato escrito sobre jovens artistas assistidos pelo projeto, na cidade do Rio de Janeiro. No livro, ele relata como transformava carros em verdadeiros palcos, trapézios e pistas de skate enquanto forma de empoderamento social integrando as mais variadas tribos urbanas.

Vale ressaltar que o projeto Van Filosofia já passou por sete estados, entre eles Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. O projeto se baseia no conceito da redução de danos, onde a principal estratégia é divulgar o entendimento que menos é mais: menos consumo e desperdício significam mais recursos, preservação e desenvolvimento sustentável do meio ambiente.

Outras informações estão disponíveis no facebook:  www.facebook.com/gerardcoletivocic

Programação

24/11/2016

Hora: 18h

Local: João Pessoa (Estacionamento do Espaço Cultural)

 

25/11/2016 

Hora: 19h

Local: Campina Grande (Cine São José)

        

26/11/2016

Hora: 14h  

Local: Campina Grande (Centro Universitário de Cultura e Arte)

 

27/11/2016

Hora: 19h

Local: Patos (Concha Acústica)

 

29/11/2016

Hora: 19h

Local: Sousa (Centro Cultural BNB)

 

30/11/2016

Hora: 21h

Local: São João do Rio do Peixe (Praça da Igreja Matriz)

01/12/2016

Hora: 18h

Local: São José de Piranhas (Praça da Igreja Matriz)

 

02/12/2016

Hora: 18h

Local: Cachoeira dos Índios (Quadra Poliesportiva)

 

03/12/2016

Hora: 18h

Local: Cajazeiras (Praça do Leblon)