João Pessoa
Feed de Notícias

Coleta de material biológico na área de líquidos cavitários é tema de capacitação

terça-feira, 13 de abril de 2010 - 12:10 - Fotos: 

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) promove no próximo dia 17 de abril mais um curso de aperfeiçoamento para a equipe multiprofissional.  Direcionada ao processo de coleta de material biológico, mais especificamente em líquidos cavitários, a atualização tem como públicos-alvos médicos, enfermeiros, bioquímicos e técnicos de laboratórios.

A coordenadora do Laboratório do Hospital de Trauma, Lúcia Cristina Corrêa Moura, disse que esta é a segunda capacitação que o hospital realiza este ano, com o objetivo de padronizar e garantir a excelência dos resultados dos exames laboratoriais. “No mês de fevereiro, realizamos o curso sobre qualidade na fase pré-analítica dos exames laboratoriais. Na ocasião, os participantes demonstraram interesse em discutir sobre os líquidos cavitários. Diante dessa necessidade, estamos promovendo mais esta formação e vamos realizar muitas outras ao longo do ano. É um processo contínuo”, ressaltou Lúcia Corrêa.

A capacitação vai reunir cerca de 70 pessoas, não só do Hospital de Trauma de JP, mas também dos hospitais Edson Ramalho, Frei Damião, Arlinda Marques e Clementino Fraga. O convite também foi estendido para as outras unidades de saúde regionais da Paraíba.

O curso acontece no auditório do HT durante todo o período da manhã, no sábado (17). Serão quatro horas de palestra ministrada por Beatriz Maia, que tem pós-graduação em Hematologia Clínica e Citologia Clínica e também é Bioquímica do Hospital Universitário Lauro Wanderley, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I. Para explicar aos profissionais sobre o assunto, será utilizado material áudio-visual. A organização do evento vai entregar a todos participantes material didático. Eles também vão receber o certificado referente ao curso.

Os líquidos cavitários são definidos como as cavidades fechadas do organismo (pleural, pericárdica e peritoneal) que são revestidas por duas membranas conhecidas como serosas. Uma delas reveste as paredes da cavidade (parietal) e a outra cobre os orgãos do interior da cavidade (membrana visceral). O líquido situado entre essas duas membranas recebe o nome de líquido seroso. A sua função é lubrificação das superfícies das membranas e orgãos facilitando sua movimentação.
 
Programação do Curso

08h – Abertura: Lúcia Cristina Corrêa Moura (Coordenadora do setor de Laboratório do HETSHL)
08h30 – Palestra: Atualização em Líquidos Cavitários
             Ministrante: Beatriz Maia – UFPB
10h-  Intervalo
10h10- Continuação da palestra
11h30- Mesa redonda
12h30 – Encerramento

Da Assessoria de Imprensa do HETSHL