Fale Conosco

7 de novembro de 2012

Colégio Militar oferece vagas para o ano letivo de 2013



O Colégio da Polícia Militar da Paraíba lançou edital de inscrições para o preenchimento de oito vagas (sendo sete para o 1º ano do Ensino Médio e uma para o 9º ano) referente ao ano letivo de 2013. O edital publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (7), disponibiliza 60% das vagas (5) são para filhos de militares e 40% (3) para os civis.

As inscrições poderão ser feitas entre 26 de novembro a 14 de dezembro, no horário das 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30, na sede do colégio, localizado na rua Coronel Francisco de Assis Veloso (sem número), no bairro de Mangabeira VII, em João Pessoa.  Caso a demanda seja maior do que o número de vagas oferecidas, o critério de seleção será um sorteio público a ser realizado no dia 20 de dezembro, no auditório do Centro de Educação da PM (também em Mangabeira).

Histórico – Fundado em 1994, o Colégio da Polícia Militar tem hoje 1.107 alunos e um processo seletivo bastante concorrido. Em 2010, último ano em que foram oferecidas vagas, mais de 2.500 candidatos disputaram 57 vagas oferecidas.

“O colégio militar é público, com a diferença de ser administrado pela Polícia Militar. Nesse sentido, a gestão militar preza bastante pela organização e pela motivação de cada um dos funcionários e dos alunos, tendo em vista que o sucesso de cada ente representa o êxito da equipe”, apontou o diretor do colégio, capitão Elmer Melz.

Ele informou que diversos alunos da instituição são destaque em competições esportivas e de conhecimentos. Este ano, além de obter com os alunos do 5º ano uma média (5.9) um ponto acima da nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o CPM também recebeu uma menção honrosa na Olímpiada Nacional de História.

 

Isso porque, três alunos da instituição chegaram à final da competição, que é promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-São Paulo) e tem participação de estudantes de todo o país. No esporte, os alunos do Colégio da Polícia Militar conquistaram medalha de ouro nos Jogos Escolares Estaduais deste ano, nas modalidades de Futebol de Campo (categoria de 12 a 14 anos) e taekwondo.

 

Já os times de Futsal, Volleiball e Handball ( ambos tanto masculino quanto feminino) conseguiram a prata. Em nível nacional, quatro dos seis integrantes da equipe paraibana de Taikodom, que disputará nos próximos dias as Olímpiadas Escolares Brasileiras, são do CPM.

 

 

Confira a documentação exigida para realizar a inscrição no Processo Seletivo do CPM:

 

*  Requerimento de inscrição devidamente preenchido, sem lacunas, emendas e/ou rasuras.

* Declaração original ou cópia autenticada da escola de origem, constando o ano/série em que o interessado está cursando em 2012, devidamente assinada pelo gestor ou secretário escolar.

*  Cópia autenticada do documento de identidade do responsável legal pelo candidato.

*  Cópia autenticada da certidão de nascimento do candidato ou fotocópia com original.

*  Para os candidatos filhos de policiais militares da PMPB, será exigida cópia autenticada da carteira de identidade funcional do pai/mãe militar estadual.

* Para os candidatos dependentes de policiais militares da PMPB que não sejam filhos biológicos serão exigidos o comprovante legal de dependência oriundo do Poder Judiciário ou Conselho Tutelar.