Fale Conosco

26 de novembro de 2013

Colégio da Polícia Militar abre inscrições para novos alunos



A Polícia Militar da Paraíba recebe, até o dia 13 de dezembro, as inscrições dos interessados em concorrer a uma vaga no Colégio da corporação, localizado em Mangabeira, na Capital. Conforme o edital, publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 17, estão sendo oferecidas cinco oportunidades para o ano letivo 2014, com matrícula para o sexto ano do Ensino Fundamental.

Do total de vagas, três são destinadas aos dependentes de policiais militares e duas para dependente de cidadãos civis. A distribuição segue os parâmetros estabelecidos entre convênio firmado com a Secretaria de Estado da Educação, que estabelece a oferta anual de 60% das vagas para filhos de PMs e 40% para filhos de civis.

Os registros devem ser feitos no horário de 08h30 às 11h30min e de 13h30 às 16h30, na sede do Colégio da Polícia Militar (CPM), na Rua Coronel Francisco de Assis Veloso, Mangabeira VII. O pedido de inscrição deverá ser formulado em requerimento padrão, disponível na secretaria da Escola, pelo pai ou representante legal do candidato.

Se o número de inscritos for maior que o número de vagas oferecidas, a seleção será mediante sorteio, a ser realizado no dia 19 de dezembro, às 9h, na sala de meios do CPM, sob a coordenação da comissão nomeada e representantes de diversos outros órgãos públicos. Os pais dos candidatos também podem acompanhar o sorteio.

O Colégio – Fundado em 1994, o Colégio da Polícia Militar tem hoje mais de mil alunos e um processo seletivo bastante concorrido. Para o ano letivo 2013, foram abertas oito oportunidades e 252 candidatos se inscreveram. O CPM é um colégio público do Estado, com a diferença de ser administrado pela Polícia Militar. Ao longo dos anos, a instituição obteve diversos resultados positivos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em competições nacionais esportivas e de conhecimentos.

No ato da inscrição, deverão ser entregues os seguintes documentos:

a) Requerimento de inscrição devidamente preenchido, sem lacunas, emendas e/ou rasuras.

b) Declaração original ou cópia autenticada da escola de origem, constando o ano/série em que o interessado está cursando em 2013, devidamente assinada pelo gestor ou secretário escolar.

c) Cópia autenticada do documento de identidade do responsável legal pelo candidato.

d) Cópia autenticada da certidão de nascimento do candidato ou fotocópia com original.

e) Para os candidatos filhos de policiais militares da PMPB, será exigida cópia autenticada da carteira de identidade funcional do pai/mãe militar estadual.

f) Para os candidatos dependentes de policiais militares da PMPB que não sejam filhos biológicos serão exigidos o comprovante legal de dependência oriundo do Poder Judiciário ou Conselho Tutelar.