Fale Conosco

19 de abril de 2016

Colaboradores do Trauma contam com serviço especializado em engenharia e medicina do trabalho



Os colaboradores do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa contam, 24h por dia, com o Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho – Sesmt. A atividade visa proteger  a integridade física e mental dos trabalhadores do complexo hospitalar, por meio de ações voltadas à promoção da saúde, prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.

O Coordenador do Sesmt, Rafael Nogueira, falou sobre a importância do serviço dentro da unidade hospitalar. “Quando o trabalhador adoece, toda instituição adoece junto com ele, por isso enxergá-lo como um ser total, biopsicossocial é essencial. O ambiente pode ser espaço de adoecimento físico e mental, ocasionando ao trabalhador doenças ocupacionais, acidentes de trabalho incapacitantes, depressão, entre outras, sendo dessa forma os serviços oferecidos pelo setor  fundamentais na saúde deste trabalhador”, explicou.

Entre as diversas atribuições designadas ao setor destacam-se a elaboração e execução de programas de prevenção e proteção à saúde dos trabalhadores, analisando em conjunto os riscos, as condições de trabalho, os fatores de insalubridade, doença mental, fadiga e outros fatores, visando obter a redução do absenteísmo e favorecer a saúde física e mental do funcionário.

O departamento realiza mensalmente cerca de 150 atendimentos médico, psiquiátrico e psicológico, além de acompanhar os colaboradores em necessidades relacionadas à segurança do trabalho, e oferecer, palestras e treinamentos aos colaboradores.

Atendimento de saúde ocupacional

Médica do Trabalho – atendimento diário, das 14h às 17h, com realização de exames ocupacionais e as outras atividades complementares.

Psiquiatra – Terças 9h às 11h.

Psicóloga – Segundas e Quartas – das 8h às 12h e das 14 às 18h.

Técnicos de Segurança do Trabalho – 24 horas.