Fale Conosco

21 de novembro de 2016

Colaboradores do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Trauma participam de capacitação



Os membros do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, participaram, neste final de semana, na cidade de Recife, em Pernambuco, de um Curso de Capacitação em Gerenciamento dos Eventos Adversos e Segurança do Paciente.  A qualificação visou atualizar os conhecimentos dos colaboradores, bem como reciclar sobre as questões referentes à segurança do paciente hospitalizado.

A coordenadora do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente da unidade hospitalar, Suênia Ferreira, explicou a importância desta atividade. “Com o curso tivemos a oportunidade  de atualizar os protocolos de segurança do paciente, como também sobre o plano de segurança e gerenciamento dos incidentes. A iniciativa objetivou dar uma assistência mais eficaz aos nossos pacientes”, destacou.

O Núcleo de Segurança do Paciente foi implantado no complexo hospitalar entre os anos de 2013 e 2014 e é formado por um grupo de multiprofissionais que agregam setores da direção, emergência, epidemiologia, nutrição, ouvidoria, comissão de pele, entre outros. Todos com o foco na implantação da cultura de segurança do paciente.

Suênia Ferreira ressaltou que os colaboradores são fundamentais no sucesso dos trabalhos.  “Uma sólida cultura de segurança envolve mais do que remover os perigos e institucionalizar procedimentos de segurança.  As pessoas devem mudar suas atitudes, seus comportamentos e pensamentos e melhorar sua capacidade de compreensão da situação. A gestão da segurança envolve liderança, organização e processos, por isto da importância dos nossos funcionários”, enfatizou.

Protocolos Básicos de Segurança do Paciente:

·        Cirurgia segura;

·        Higienização das mãos;

·        Identificação do paciente;

·        Prevenção de quedas;

·        Segurança medicamentosa:

·        Protocolo de úlcera por pressão.

Ações de segurança do paciente: Desde 2012, por meio do Núcleo de Qualidade, a unidade de saúde vem desenvolvendo ações de melhoria de segurança do paciente. Durante o período os colaboradores participaram de capacitações e palestras visando à eficiência na assistência hospitalar.