Fale Conosco

8 de março de 2017

Colaboradores do Hospital de Trauma participam de palestra sobre os cuidados durante a hemotransfusão



Os colaboradores da assistência do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena participaram, na tarde dessa terça- feira (07), no auditório da instituição, de uma palestra sobre os cuidados durante a hemotransfusão. A iniciativa teve como objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais sobre protocolos da transfusão como também garantir a eficácia na realização do procedimento.

A coordenadora da Unidade Transfusional do complexo hospitalar e palestrante, Roseneide Ribeiro, ressaltou a importância da hemotransfusão. “ É fundamental estabelecer um sistema de segurança para o paciente, pois esse é um processo delicado, por isso, os profissionais de saúde têm que dominar os protocolos para garantir a qualidade no procedimento, principalmente em uma unidade tão demandada como o Hospital de Trauma, na qual a realização de hemotransfusões ocorre rotineiramente”, explicou.

O enfermeiro Marcos Aurélio Lima acompanhou a palestra e afirmou que esse tipo de capacitação é indispensável, porque através do conhecimento exposto e adquirido, os funcionários têm a oportunidade de passar por uma reciclagem. “Essa iniciativa nos prepara para atender os usuários da melhor forma e o que aprendemos aqui faz toda diferença na hora de cuidar das vidas daqueles que dão entrada no hospital”, destacou.

Agência Transfusional – A equipe é composta por médicos hematologistas, bioquímicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Funciona 24 horas com suporte hemoterápico. O suprimento é feito pelo Hemocentro da Paraíba, que disponibiliza bolsas de sangue dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.