Fale Conosco

26 de fevereiro de 2018

Colaboradores da Sudema participam de palestra sobre biorremediação



IMG 7567 270x180 - Colaboradores da Sudema participam de palestra sobre biorremediaçãoTécnicos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) participaram, no auditório da instituição, de uma palestra sobre a biorremediação como forma de diminuição de impactos ambientais no ecossistema marinho. Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer a técnica utilizada no Rio do Cabelo, além de trocarem experiências. As capacitações já fazem parte do calendário das atividades da autarquia.

O projeto orientado pela professora doutora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Cristina Crispim, visa observar o próprio ambiente e suas dinâmicas com o intuito de aproveitar o funcionamento dele para aumentar o potencial de depuração dos rios.  A biorremediação foi utilizada para a recuperação do Rio Cabelo, em João Pessoa, usando como ferramentas o biofilme e as macrófitas.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Taciana Wanderley, explicou a importância de atividades para os profissionais.  “Essa troca de conhecimento é importante para nós, como profissionais da área. O projeto apresentado pela professora se mostra eficiente, pois aliam os estudos à prática, para atender as necessidades da população”, pontuou.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, explicou a iniciativa. “É de extrema relevância essa iniciativa acadêmica, que permite o debate do meio acadêmico com técnicos da área. Essa palestra também permitiu que nossos colaboradores atualizassem os seus conhecimentos e trocassem experiências com a professora”, ressaltou.