João Pessoa
Feed de Notícias

Colaboradores da Sudema participam de capacitação sobre Sistema de Documento de Origem Florestal

quarta-feira, 23 de novembro de 2016 - 08:36 - Fotos: 

Com o objetivo de qualificar os colaboradores, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em parceria com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realiza até esta quarta-feira (23) uma capacitação sobre o Sistema de Documento de Origem Florestal (DOF). A qualificação acontece na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, explicou a importância  do curso. “A ação é de  extrema relevância, pois permite aos nossos colaboradores atualizarem os conhecimentos sobre a temática. As capacitações são ações corriqueiras na instituição, pois acreditamos que, por meio dessas iniciativas, os serviços oferecidos serão mais eficazes e precisos”, ressaltou.

Humberto Gomes, coordenador da Divisão de Floresta da autarquia, falou sobre a metodologia e os ganhos no que se refere aos trabalhos  prestados  pela autarquia.  “Os técnicos têm a oportunidade de conhecerem melhor a legislação do sistema, cadastro de autorização da licença ambiental, emissão do documento, homologação, armazenamento e cadastramento de reposição dos produtos e subprodutos, como por exemplo, madeira, lenha, carvão dentre outros, isto tudo nos capacita a prestar um melhor atendimento à população, com maior eficiacia e eficácia”, enfatizou.

O servidor Djaison Costa ressaltou que as capacitações mostram a preocupação  do órgão tanto com os funcionários quanto com a população. “Sempre participo dos cursos e vejo o quanto eles são importantes no  exercício do meu ofício.  As capacitações  são fundamentais, pois a reciclagem do conhecimento nos permite tirar dúvidas e melhorar significativamente os nossos trabalhos”,frisou.

 

DOF-  O Sistema DOF é uma ferramenta eletrônica federal que integra os documentos de transporte florestal federal e estaduais, com o objetivo de monitorar e controlar a exploração, transformação, comercialização, transporte e armazenamento dos recursos florestais. É por meio desse sistema que as empresas emitem eletronicamente. Em abril de 2007 foi celebrado o Termo de Cooperação Técnica para a Gestão Florestal Compartilhada entre o IBAMA e SMA.