Fale Conosco

9 de agosto de 2011

Codata, Seplag e CGE avançam na integração de sistemas para o Sige



A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Controladoria Geral do Estado (CGE), já concluiu uma etapa na implantação do Sistema Integrado de Governança do Estado (Sige). Foram integrados, em ambiente de desenvolvimento, o Sistema de Orçamento (Orcaweb) e o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf), que são utilizados no gerenciamento das informações financeiras e orçamentárias do Governo Estadual.

“Todo processo foi concluído com êxito, em ambiente de desenvolvimento. A sistemática está pronta, aguardando apenas a validação, para ser disponibilizada em ambiente de produção”, explicou a gerente de desenvolvimento interina, Christhiny Masiero.

No início dos trabalhos, verificou-se a necessidade de uma nova regra para o registro da receita orçamentária no Siaf. No momento do registro, ambos exigiam basicamente as mesmas informações, necessitando apenas a conversão de um único dado para que fosse possível automatizar o registro. O feito possibilita o desenvolvimento e o controle do “fluxo de caixa” por fonte de recursos como por Unidades Gestoras (órgãos), atendendo ao cumprimento do disposto no Art.42 da LC n° 101/2000.

O diálogo entre os dois sistemas permite o comparativo entre os recursos previstos e o que realmente for gasto em cada órgão do Estado. “A especificidade e a clareza dos dados produzidos pela integração do Orcaweb e do Siaf buscam atender às demandas do Governo do Estado no que se refere à otimização do planejamento e da tomada de decisões na gestão dos recursos públicos. Neste aspecto, os sistemas de TI são de fundamental importância, certificando e automatizando a geração das informações”, informou o presidente da Codata, George Henriques.

O consultor técnico do Governo e coordenador do Sige, Gilmar Martins, fez referência à necessidade da atuação das unidades setoriais de TI dos diversos órgãos do Governo. “A Codata pensará o todo, mas a atuação e colaboração de cada unidade setorial envolvida no processo serão fundamentais para a conclusão de cada etapa do projeto”.

Logo após a conclusão da primeira integração, a Codata, em parceria com a Controladoria Geral do estado (CGE), passou a trabalhar na automatização da geração e do agendamento da disponibilização das informações de receita e despesas do Governo do Estado no Siafweb, um módulo de consulta do sistema na internet. “Nesta altura, o desafio está em promover a geração e importação dessas informações, sem que haja, praticamente, intervenção humana; o que naturalmente implica em fragilidade no processo”, explicou Christhiny Masiero.

Segundo a gerente da Codata, a disponibilização das informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público, vai ao encontro da Lei Complementar nº 131, mais conhecida como lei da Transparência, servindo de base de conteúdo para portais com este fim.

Dotproject – Além de pensar e atuar na integração dos sistemas necessários ao Sige, a Codata apresentou uma solução de software livre que já está sendo utilizada para gerenciar o projeto como um todo. De acordo com a gerente da Codata, Christhiny Sanson, além de permitir a customização da identidade visual do Sige, a aplicação Dotproject permite a documentação sistematizada e automatizada de todas as etapas do processo. “Todos os envolvidos no projeto poderão ter acesso às informações adicionadas. Contudo, a ferramenta possibilita a definição do perfil de cadastro do usuário, e por conseqüência, seu nível de acesso aos documentos do projeto, concedendo visibilidade total ou parcial”.

Para Christhiny, a aplicação está de acordo com as “melhores práticas para gerenciamento de projetos, obedecendo etapas como iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.”