Fale Conosco

20 de maio de 2011

Codata realiza Fórum de Gestão de Tecnologia da Informação na Cinep



Um auditório lotado com profissionais de TI representantes de todos os órgãos da Administração Estadual, estudantes da área e ainda representantes de empresas de TI que atuam no Estado e em outras regiões do país. Este foi o cenário presenciado por aqueles que participaram do “Fórum de Gestão de Tecnologia da Informação do Governo da Paraíba”, realizado pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) nesta quinta-feira (19), no Auditório da Cinep, em João Pessoa.

O evento, que teve atividades durante todo o dia, alcançou seu principal objetivo: provocar uma oportunidade de encontro entre os profissionais de TI do Estado e incentivar a troca de informações, ideias e soluções para as dificuldades encontradas pelo setor.

“Mais do que divulgar as soluções e serviços que estão sendo disponibilizados pela Codata, o grande objetivo do Fórum de Gestão de TI era reunir os profissionais do setor e dar o ‘start’ para que mais encontros deste tipo aconteçam”, explicou o presidente da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba, George Henriques de Souza.

O presidente da Codata acredita que o isolamento dos profissionais em seus próprios setores impede a disseminação de boas ideias e grandes soluções. “Se continuarmos isolados em ilhas de conhecimento pouco faremos para que a Gestão de TI na Administração Estadual evolua. A Codata quer promover o diálogo e está aberta para discutir soluções para o setor. O Fórum foi só o primeiro passo”.

A programação do evento teve dois momentos. Na parte da manhã, além da mesa de abertura, composta pelos diretores da companhia e pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, Cláudio Furtado, os participantes puderam ter mais informações a respeito da situação da Gestão de TI no Estado, durante a exposição de um levantamento realizado pela Codata, apresentado pelo próprio presidente da companhia.

Em seguida, foram apresentados alguns dos produtos que estão sendo disponibilizados pela Codata. Entre eles: o projeto de Folha de Pagamento (ainda em fase de desenvolvimento); o novo modelo de site e o sistema de Contracheque Online. As apresentações foram realizadas pelo analista de sistema Boáz Vasconcelos; pelo gerente de Desenvolvimento, Allan Medeiros, e pela gerente de Negócios, Christiny Masiero, respectivamente.  Os participantes puderam esclarecer dúvidas logo após as explanações.

Já na parte da tarde, o público presente teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os Sistemas de Help Desk e de Web-Conferência, propostos pela Codata, através da exposição realizada pelo  técnico Francisco de Assis. No final do evento, o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, Cláudio Furtado, apresentou detalhes mais técnicos a respeito do Projeto de Instalação da Rede em Fibra Ótica na Paraíba.