Fale Conosco

19 de outubro de 2011

Codata promove palestra sobre segurança da informação para comemorar 35 anos de atuação



A segurança da informação, um tema recorrente entre usuários dos meios eletrônicos de comunicação e das modernas tecnologias da informação, será o enfoque da palestra que o presidente da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações da Paraíba (Sucesu-PB), Laércio Alexandrino, dará no dia 26 deste mês. A palestra faz parte da programação que marcará a comemoração dos 35 anos de atuação da Companhia de Processamento de Dados (Codata).

A palestra abordará o tema “Padrões de Segurança do e-Ping 2012” e ocorrerá às 10h, no auditório da Codata, no bairro do Varadouro, em João Pessoa. Na explanação, Alexandrino apresentará as novidades no âmbito da segurança do padrão de interoperabilidade desenvolvido e recomendado pelo Governo Federal, cuja nova versão já está disponível no Portal do Governo Eletrônico para consulta pública.

Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e empresário na área de TI, Alexandrino compreende a importância da adoção de padrões de segurança. Segundo ele, o e-Ping é um conjunto de padrões que regulamentam a utilização de Tecnologia da Informação e Comunicações de Governo Eletrônico, desenvolvido e promovido pelo Governo Federal. “É baseado em padrões abertos, que, além de disponibilizado para utilização sem qualquer ônus para o interessado, ainda é passível de contribuições, o que significa que profissionais e instituições do país inteiro podem analisá-lo e sugerir melhorias”.

Ele informou que a escolha do tema levou em consideração a ampla possibilidade de adoção dos padrões do e-Ping pelas instituições públicas do Estado, devido a suas características técnicas. “Fazendo uma analogia: não adianta você ter o mais caro dos cadeados quando você não consegue verificar se ele está sendo forçado todo dia, ou se está enferrujado e até mesmo travando. É melhor você ter um cadeado de qualidade menor, que permita seu monitoramento rotineiro e a realização de ajustes quando necessários. Picos de investimentos e súbitos de expertise são importantes; mas padrões regulares e disciplina no seu uso são a chave para a prática eficaz na área de segurança da informação”, completou Alexandrino.

Aniversário – A data que marca o aniversário de 35 anos da Codata transcorre no dia 29 deste mês e, na próxima semana, uma programação vai comemorar esse evento. “Mais do que comemorar os 35 anos da companhia, queremos marcar a data com iniciativas que promovam uma maior aproximação entre a Codata e a sociedade paraibana, já que não há o relacionamento direto por conta do tipo de prestação de serviço que oferecemos. Para tanto, a palestra, que é destinada aos servidores públicos, também estará aberta para a participação dos demais interessados no tema, gratuitamente”, explicou o presidente da Codata, George Henriques.

Enquete – A intenção de aproximação com a população fica evidenciada desde o processo de escolha do tema central da palestra. No mês de setembro, a Codata promoveu enquete em seu site, elencando quatro temas para que os internautas pudessem indicar sua preferência. “Segurança da informação” foi a opção mais indicada, com 41,4% dos votos dos usuários que participaram da pesquisa.