Fale Conosco

25 de novembro de 2011

Codata promove capacitação em software utilizado no gerenciamento do Sige



A Companhia de Processamento de Dados (Codata) promove, nos dias 1º e 2 de dezembro, capacitação para a utilização da ferramenta de Gestão de Projetos dotProject, já adotada no Sistema Integrado de Governança do Estado (Sige). O treinamento, destinado aos profissionais já envolvidos com o projeto de governança do Estado, será realizado na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), nos turnos da manhã e tarde.

A ferramenta, de código-fonte aberto, e, portanto, livre de licenças de uso, foi apontada pela Codata como a melhor solução pra gerir as tarefas realizadas pelo Sige. “A iniciativa do Governo do Estado em integrar todas as informações administrativas, financeiras e orçamentárias da gestão pública estadual é de grande proporção e depende do envolvimento de diversos agentes e cenários. Precisávamos de uma ferramenta que permitisse um minucioso gerenciamento das várias tarefas, que acabam por ser realizadas em várias frentes, mas sem perder a visão global do corpo do projeto. O dotProject atende perfeitamente à todas essas necessidades e por isso recebeu nossa indicação para ser utilizada pela coordenação do Sige”, explicou a diretora técnica da Codata, Christhiny Masiero.

 

Ainda segundo Christhiny, o fato do dotProject ser um software livre também foi crucial para o interesse do coordenador do Sige, Gilmar Martins, em sua utilização. “Uma das grandes tendências em TI na gestão pública é a adoção de sistemas que não deixem os governos reféns de licenças de utilização e até mesmo da descontinuação dos softwares, que acarretam altos custos aos estados, além do risco de inoperância de serviços oferecidos pela administração pública”.

 

O treinamento acerca da ferramenta de gestão de projetos será realizado pelo professor Diego Viegas, coordenador da comunidade do dotProject no Brasil. Além de parte do corpo técnico da Codata, também participam da capacitação representantes das secretarias da Fazenda, Comunicação, Administração e Planejamento, da Controladoria Geral do Estado e da coordenação do Sige.

 

O representante da Linux Solutions ainda oferecerá consultoria para a equipe de analistas da Codata, já a partir desta segunda-feira (28), com o objetivo de atualizar a versão do software, migrar todos os projetos e adequações já cadastradas, realizar a instalação de módulos e implantar ACL´s, com base na política de autenticação e autorização.

 

“A consultoria, e a consequente transferência do conhecimento acerca do dotProject, oferece a condição para que nossos analistas atuem como agentes multiplicadores do conteúdo absorvido, no momento da prestação de nossos serviços”, declarou a diretora técnica da Codata.

 

Sige – O Sistema Integrado de Governança do Estado da Paraíba (Sige-PB) é um projeto de otimização técnica da gestão pública já iniciado pelo Governo do Estado. A primeira etapa, em execução, consiste na automação dos procedimentos da contabilidade do Estado, com foco na gestão do patrimônio público.