Fale Conosco

25 de novembro de 2015

Codata oferece treinamento em certificação digital para empresas e profissionais liberais



A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), em parceria com a Certisign, líder na América Latina em certificação digital, vai oferecer treinamentos para empresas e profissionais liberais de João Pessoa. As aulas serão realizadas de 15 a 18 de dezembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego.

O presidente da Codata, Krol Jânio, falou sobre os benefícios do curso. “Podemos destacar que pessoas especializadas no tema de certificação digital permitirão ao Estado a rápida adesão aos programas de Governo que obrigam o uso da tecnologia”, afirmou. “Além disso, o curso vai trazer oportunidade de criação de novos negócios nas organizações privadas, melhorando suas aplicações e processos por meio dos benefícios da tecnologia”, acrescentou.

Ainda de acordo com Krol Jânio, o público alvo são as empresas ou os profissionais liberais que precisam de certificação digital. O interessado pode optar por dois tipos de curso. Um deles é mais voltado ao usuário comum, que precisa se adequar e conhecer o assunto. Já o outro curso é mais indicado à capacitação técnica, especialmente para profissionais de TI.

Inscrição – Não há pré-requisito para participar do curso de Certificação Digital I (CD1). Porém, para se matricular em Certificação Digital II (CD2) é preciso ter concluído já o primeiro. O mínimo de alunos por turma é de dez pessoas. Os valores de investimento também estão disponíveis on line.

Para fazer a inscrição no curso de Certificação Digital I, o interessado deve acessar o endereço eletrônico https://www.certisign.com.br/cursos/cd1-codata. Já quem optar pelo curso de Certificação Digital II, o link para garantir uma vaga é o https://www.certisign.com.br/cursos/cd2-codata .

Programa do curso – Apesar dos dois cursos terem as mesmas 16 horas de carga horária, eles possuem programas de aprofundamentos diferentes. O CD1 inclui o conceito, aplicações, utilização e benefícios da certificação digital. Ou seja, o aluno verá tópicos como criptografia, assinatura digital, carimbo de tempo e certificado de atributo.

Enquanto isso, o curso CD2 capacita profissionais, especialmente aqueles da área de Tecnologia da Informação (T.I.). Ele vai aprender a avaliar, implementar e gerir os certificados digitais e as soluções de Public Key Infrastructure (PKI). Essa última é uma das técnicas disponíveis para gerar documentos digitais com validade legal.

Entre os tópicos aprendidos no segundo curso estão os seguintes: criptografia simétrica e assimétrica, além de resumo de dados; linguagem, codificação e soluções em certificação digital; gerenciamento de identidades; hardwares criptográficos; e comunicação segura.

A empresa – A Certisign é líder em Certificação Digital na América Latina. Desde 2002, a empresa ministra cursos com foco em Certificação Digital em várias regiões do Brasil.

As aulas oferecidas pela empresa são ministradas por especialistas em Certificação Digital. O material didático é exclusivo e registrado no International Standard Book Number (ISBN), que é um sistema que identifica, numericamente, os livros segundo título, autor, país e editora, individualizando-os inclusive por edição. Esse sistema é controlado internacionalmente, possuindo ainda uma agência brasileira, ligada à Fundação Biblioteca Nacional.