João Pessoa
Feed de Notícias

Codata modernizará sistema do Detran para melhoria de serviços

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 - 09:39 - Fotos: 

A previsão de término é o início de janeiro. Desde julho que técnicos da Codata (Companhia de Processamento de Dados da Paraíba) vêm implantando a migração, que permitirá ao Departamento Estadual de Trânsito oferecer serviços para o atendimento aos usuários com padrão de qualidade, além de mais segurança, eficácia, agilidade e disponibilidade na web.
 
O gerente de Suporte da Codata, Marcus Alves de Jesus, destacou que, com esta atualização tecnológica no banco de dados, será possível trabalhar com imagens, vídeos, som e todas as inovações que a multimídia permite. Para isso, segundo ele, estão sendo migrados todos os sistemas da linguagem Natural/Adabas, hoje executados no mainframe IBM, com versões totalmente desatualizadas, para a plataforma Linux Red Hat, bem mais atualizada.

Este é o primeiro resultado após o Governo do Estado, através da Secretaria da Administração,  legalizar contrato com a empresa alemã Software AG, detentora de linguagem e banco de dados Natural/Adabas. A iniciativa, somada ao investimento tecnológico, permitiu à Codata conquistar a posição de ser o maior Datacenter da Paraíba, sendo o Detran a primeira empresa a receber os benefícios, após dois contratos firmados entre as diretorias dos dois órgãos, para viabilizar a prestação de serviços.

O teor dos documentos contempla ampliação do sistema, buscando agilizar o atendimento aos usuários. A demanda gerada para a área de TI do Detran, antes realizada por diversas empresas, passaram, a partir destes contratos, a ser atendida exclusivamente pela Codata.
 
A Codata designou técnicos para acompanhamento e execução dos serviços no Detran, que foram treinados por especialistas da Software AG. O gerente de Processamento de Dados do Detran, Leonardo Malheiros Serpa,  informou que a manutenção e atualização dos sistemas contemplam os seguintes serviços:  Renavan (Registro Nacional de Veículos Automotores), Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação), Renainf (Registro Nacional de Infrações), SNG (Sistema Nacional Gravames), Roubos e Furtos (cadastro nacional de veículos roubados ou furtados), Renajud (Interface de controle de restrições judiciais no sistema Renavan) e Febranor (comunicação de vendas pelos cartórios).

O presidente da Codata, Hipólito Machado de Lima, comemora a conquista, destacando que esta ação representa o coroamento das determinações do governador José Maranhão, no sentido de prestigiar a Companhia estatal. “Ao invés de pagarem para outra empresa, as orientações são de redirecionar os recursos para a Codata, enquanto empresa do Governo Estadual, que foi criada para este fim e para prestar serviços de TIC para órgãos da administração direta e indireta”, comenta Hipólito.

Fátima Farias, da Assessoria de Imprensa da Codata