João Pessoa
Feed de Notícias

Codata moderniza sistema de emissão de carteiras de identidade e de atestados

sexta-feira, 25 de março de 2011 - 10:30 - Fotos: 

A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) finaliza nesta sexta-feira (25) o processo de modernização dos sistemas de Identificação Civil e Criminal do Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC), responsáveis pela emissão e renovação de carteiras de identidade e antecedentes criminais, tornando o sistema mais ágil e seguro. A modernização está ocorrendo em várias frentes, desde a atualização da linguagem de programação na qual o sistema foi escrito até a substituição do servidor no qual está instalado.

“Os sistemas de emissão de carteiras de identidade e de antecedentes criminais do Instituto de Polícia Científica (IPC) operavam com diversas limitações e, acima de tudo, com alto custo. Realizamos a troca da plataforma Mainframe para o Linux, que é bem mais leve e com um custo bem mais baixo para o Estado”, explicou Allan Medeiros, gerente de Desenvolvimento da Codata.

Essa troca ainda permite o desenvolvimento de novos serviços, como, por exemplo, no caso da busca por antecedentes criminais, uma nova pesquisa fonética, muito mais abrangente e completa, que reduz o tempo de análise e entrega do atestado.
 
“Como qualquer outro serviço de manutenção, esta ação gerou alguns pequenos transtornos no atendimento à população. Para que a migração fosse realizada, a emissão de RGs foi interrompida na sexta-feira (18), em todos os postos da Casa da Cidadania. Contudo, já na terça-feira (22), os interessados puderam ter acesso ao serviço na Casa do Cidadão e no shopping situado no bairro de Tambiá, em João Pessoa”, enfatizou o gerente da Codata. Ainda de acordo com Allan Medeiros, a emissão de carteiras de identidade deve ser totalmente normalizada até esta sexta-feira (24).