João Pessoa
Feed de Notícias

Codata investe na renovação do parque computacional e conquista posição de maior datacenter da PB

quinta-feira, 17 de setembro de 2009 - 10:31 - Fotos: 

O Governo do Estado investiu na renovação do parque computacional da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba  (Codata), com a aquisição de tecnologia moderna e legalização de contratos. Com isso, conquistou a posição de ser o maior Datacenter da Paraíba, além de cumprir a meta prioritária de revitalização, estabelecida pelo governador José Maranhão para Hipólito Machado de Lima, quando o designou para o cargo de presidente da Companhia. Orientou, ainda, para torná-la exemplo de uma empresa-modelo na prestação de serviços públicos.

Instalado no CPD (Centro de Processamento de Dados – Centro Administrativo), o novo Datacenter está concentrado num só equipamento. Trata-se de um rack que concentra servidores Blade e Storage HP e backup, oferecendo mais de 100% de capacidade de armazenamento. Também a vantagem de obter mais economia, ao reduzir o custo de manutenção de hardware e software, e usar uma plataforma aberta. Garante uma eficiência tecnológica, ao atualizar o parque computacional, que operava com tecnologia atrasada em quase dez anos.

Com os investimentos do Governo do Estado, através da Secretaria de Administração, a qual a Codata é vinculada, seis meses depois, num tempo considerado recorde, outros resultados positivos já foram conquistados, com destaque para autonomia financeira, investimento tecnológico e valorização funcional. O primeiro passo das ações foi aumentar receitas e diminuir despesas para fazer da Codata uma empresa superavitária.

Isso através do redirecionamento dos contratos de órgãos da administração pública em geral para a Companhia e a conquista de novos clientes, fortalecendo a empresa, elevando a sua receita e garantindo autonomia financeira. Só no primeiro mês, através da revisão de contratos, computou-se uma economia de mais de 100 mil reais.

Com a redução de gastos foi possível conceder aumento salarial de 18,66% para o celetista, mais um incremento no valor do benefício-alimentação, que passou de 180 para 220 reais, totalizando um aumento real de quase 33%. Em apenas dois meses de gestão, após cinco anos sem reajustes. Maranhão também autorizou estudos para a realização de concurso público, nas áreas técnicas e administrativas. O último concurso aconteceu há dez anos. Foi realizado processo seletivo para recrutar digitadores, em caráter temporário, com regime de prestação de serviço, para atender demanda provisória.

A direção da Codata realizou um fórum com funcionários para expor projetos para empresa, além de conceder espaço para apresentarem suas reivindicações e sugestões. Na ocasião, solicitou empenho no projeto de transformar a Codata numa empresa de excelência, na prestação dos serviços de informática. Isso através de ferramentas como CEP: Compromisso, Eficiência e Produtividade, visando alcançar uma posição de destaque no mercado.

A interiorização de ações acaba de ser anunciada. Atualmente com cerca de 30 clientes, da rede pública estadual, a meta é estender seus serviços para atender os municípios. A Codata é prestadora de diversos serviços: consultoria, desenvolvimento de sistemas informatizados de microinformática de grande porte, administração de internet e de instalações de redes. Todas as secretarias, localizadas no Centro Administrativo, estão conectadas à Codata por uma rede de fibra óptica. É mais modernidade, segurança e agilidade dos trabalhos.

Parceria com empresa alemã – Foi firmado um contrato com a empresa alemã Software AG, detentora de linguagem e banco de dados Natural/Adabas. A iniciativa permitiu a atualização do sistema e a liberdade de técnicas ultrapassadas. Para apresentar e consolidar a modernização de aplicações de ferramentas, que estão sendo implantadas na Codata, foi promovido um encontro com os analistas de sistemas, que receberam mais informações técnicas e esclarecimentos sobre a operacionalização e as inovações dos sistemas.

Fátima Farias, da Assessoria de Imprensa da Codata