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Codata implanta sistema de comunicação interna que permite mais agilidade

sexta-feira, 28 de maio de 2010 - 09:40 - Fotos: 

Os servidores da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) agora dispõem de um meio de comunicação rápido e eficiente, interligando os setores internos. Trata-se do serviço de "Mensagens Instantâneas Corporativas", que já está em pleno funcionamento, permitindo o intercâmbio entre os funcionários. Além do ganho na eficiência da interação, existe a redução de custos com a diminuição do uso de telefone fixo e celular.
              
Ao se utilizar esta ferramenta, a melhoria reflete no aumento da produtividade e tempo de resposta, pois rapidamente qualquer usuário que faça parte da rede poderá entrar em contato com outro em tempo real, trocar informações, arquivos, participar de conferências, reuniões etc. No momento, esta interrelação está restrita aos colaboradores da sede da Codata e CPD (Centro de Processamento de Dados), mas com perspectiva de ampliação para os clientes da empresa, que poderão acionar o suporte técnico da Companhia, instantaneamente,  quando for identificado algum problema, tendo um retorno rápido quando da solução do mesmo.
              
Todo este sistema foi desenvolvido por uma equipe da Codata, formada por três técnicos: Jean Lemos, que indicou a solução Spark/Openfire; Marcos Bezerra disponibilizou o ambiente para hospedagem do serviço; e Francisco Albuquerque configurou o servidor e ficou responsável pelo suporte da solução.
              
A Codata poderá disponibilizar este serviço para outros órgãos da administração direta e indireta, que necessitem de uma comunicação rápida, segura e eficiente, que diferentemente de outros sistemas de mensagens, a comunicação se dá apenas com as pessoas que fazem parte da corporação.
                                 
Usuários elogiam ferramenta
               
A Codata funciona em dois prédios distintos e distante um do outro. A sede, com predominância da parte administrativa, localiza-se no Centro de João Pessoa, enquanto o Centro de Processamento de Dados (CPD), que abriga o parque tecnológico situa-se no Centro Administrativo. Em função da necessidade de uma interatividade entre os dois pólos, a ferramenta tem contribuído para minimizar os transtornos de comunicação, a exemplo dos telefones ocupados, além da economia nos custos da conta.
 
Pelo menos esta é das mais convergentes opiniões entre os usuários, que elogiam a agilidade no intercâmbio, conquistado pelo novo sistema. Vladimir van Dijck e André Pessoa Bertelli são relativamente assíduos na utilização da ferramenta e destacam a vantagem de aproximação dos codateanos, bem como a facilidade de localização quando se está online no spark.
 
As secretárias Wivianni Oliveira Cartaxo e Raquel Jácome Jubert, elogiam e reconhecem as facilidades proporcionadas nas comunicações internas, com a implantação do sistema. Segundo elas, o fato de estarem com o canal sempre aberto permite que o fluxo de interação flua mais ágil entre os colaboradores.
                                
Tecnologia gratuita e eficiente
               
Semelhante a um MSN Messenger, Google Talk, entre outros, porém, com seus recursos voltados para o uso corporativo. Esta é a ferramenta utilizada. Jean explicou que a implementação se deu através do protocolo XMPP, mais conhecido como Jabber, para o envio de "mensagens instantâneas".

O cliente de comunicação escolhido para o uso dessa tecnologia foi o Spark Instant Messenger, que se conecta ao servidor XMPP e permite a comunicação entre seus usuários. “Sua escolha se deu por ser um cliente simples, gratuito, com interface limpa, em português e que atende a todos os requisitos para este tipo de serviço” acrescenta.
              
O software é gratuito e, além da simples troca de mensagens de texto, permite conversas por voz, conferências, envio de arquivos e até a troca de imagens capturadas da área de trabalho, tiradas em tempo real. Para o funcionamento do serviço, foi configurado um servidor Openfire, que utiliza o protocolo Jabber para oferecer serviços de mensagens instantâneas aos usuários deste tipo de protocolo.

Fátima Farias, da Assessoria de Imprensa da Codata