Fale Conosco

23 de outubro de 2012

Codata implanta sistema de Coleta Seletiva Solidária



A Comissão de Gestão Interna de Resíduos Sólidos da Companhia de Processamento de Dados (Codata) implantou o sistema de Coleta Seletiva Solidária. A iniciativa é resultado de um levantamento sobre os resíduos produzidos pela empresa, que constatou que 70% do lixo são formados por plástico e papel, 20% por lixo orgânico e 10% por outros, a exemplo de grampos, clipes e ligas.

O sistema foi implantado em obediência à Lei Federal 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e à Lei Estadual 9.293/10, através do Programa de Beneficiamento de Associações e Cooperativas dos Catadores de Materiais Recicláveis da Paraíba. A Lei Estadual determina a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

Foram instalados coletores em pontos estratégicos na Codata. Ao invés de descartados em meio ao lixo comum, agora eles são separados e entregues para reciclagem. O trabalho é realizado em parceria com as cooperativas e associações de catadores de João Pessoa.

Para atingir o objetivo do programa, os colaboradores da Codata, principal público alvo da ação, participaram de palestras educativas ministradas pela equipe da Educação Ambiental da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Foram abordadas a importância de fazer o descarte correto do lixo, os benefícios gerais e o papel de cada colaborador na ação.

Segundo o presidente da Companhia, George Henriques, a ação é importante não só para contribuir com a responsabilidade ambiental, mas também com o lado social. “Esta ação, além de trazer contribuições ambientais positivas, considerando a redução de resíduos destinados ao lixo comum, conta também com a participação das cooperativas e associações de catadores, consolidando uma inclusão social para essa categoria de trabalhadores”, destacou.