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Codata e Detran assinam contratos para melhoria e ampliação de serviços aos usuários

terça-feira, 22 de setembro de 2009 - 07:18 - Fotos: 

Os serviços do Detran agora conquistarão muito mais segurança, eficácia e agilidade, com atualização tecnológica. Para isso, foram assinados dois contratos pelas diretorias da Codata e Detran, firmando parceria para viabilizar prestação de serviços. O teor dos documentos contempla ampliação do sistema, buscando agilizar o atendimento aos usuários. A demanda gerada para a área de TI do órgão, antes realizada por diversas empresas, será, a partir destes contratos, atendida exclusivamente pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba – Codata.
           
O presidente da Companhia, Hipólito Machado de Lima, destacou que a assinatura destes contratos representa uma conquista e o coroamento das determinações do governador José Maranhão, no sentido de prestigiar a Codata, enquanto empresa do Governo Estadual, dando assim prosseguimento ao projeto de revitalização. “Ao invés de pagarem para outra empresa, as orientações são de redirecionar os recursos para a Codata, que foi criada para este fim, prestar serviços de TCI para órgãos da administração direta e indireta”. comenta Hipólito.
           
Para o diretor superintendente do Detran, Coronel Américo Estrela Uchôa, “a parceria representa uma melhoria significativa na modernização do sistema de informação do Detran, fazendo com que os usuários, que são a razão maior deste órgão, sejam beneficiados e tenha um melhor atendimento com esta atualização tecnológica”.
           
Além de Hipólito Lima e Coronel Uchôa, prestigiaram a reunião, para firmar a parceria, diversos diretores de ambas empresas. Da Codata: Fernando Tavares e Marcos Duarte (este também assinou os contratos), respectivamente diretores técnico e administrativo. Do Detran: Cristovão Amaro (diretor de Engenharia, assinou contratos), Tarcísio Lacerda (diretor de Operações) e Sudenil Silveira (diretor administrativo).

Benefícios dos contratos – A Codata designará técnicos para acompanhamento e execução dos serviços, mantendo padrões de qualidade e segurança. Além dos serviços da área já executados anteriormente, estes contratos englobam a área administrativa e a rede de informação do Detran: sistema de controle de estoque, acompanhamento de processos, provas online, dentre outros produtos.
           
Os serviços técnicos compreendem: infra-estrutura de hardware e comunicação, sistemas de veículos, habilitação, multas, serviços de internet: sistema online, serviços de internet, Renavam, Renainf, SNG e Renach, dentre outros. No segundo contrato estão previstos serviços diversos de TCI (tecnologia da informação e comunicação) como: cessão de uso, implantação e manutenção do sistema, folha de pagamento, impressão de contracheques; locação, administração e manutenção dos serviços de conectividade para a rede de informática do Detran, atendendo sede, ciretrans, postos de trânsito e postos de atendimento ao público usuário, bem como possíveis expansões de rede, disponibilizando técnicos, equipamentos e conectividade.
           
Também locação, programação, operação e manutenção de 30 canais digitais de unidades de respostas audíveis (URA), permitindo o acesso às informações dos veículos, condutores, por meio de aparelhos telefônicos, móveis e fixos, com respostas via voz ou fac-símile, em duas línguas (português e inglês), nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, os quais funcionarão nas dependências do Detran e cujo acesso será disponibilizado 24 horas por dia e se dará por meio de número, a ser divulgado posteriormente, bem como a possibilidade de ampliação e atualização, com o fornecimento de novos serviços para o órgão.
 
Texto e fotos: Fátima Farias – Assessora de Comunicação Social da Codata