João Pessoa
Feed de Notícias

Codata destaca importância do ‘Dia da Internet Segura’ para usuários

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 - 20:10 - Fotos: 
Em 55 países, o 9 de fevereiro é lembrado como o ‘Dia da Internet Segura’ (Safer Internet Day). O tema deste ano é ‘Pensar antes de postar’. A Companhia de Processamento de Dados (Codata), como órgão responsável pela Tecnologia da Informação do Estado, faz questão de ressaltar a data e difundir essa idéia. De acordo com o presidente da Companhia, Hipólito Lima, a rede mundial de computadores é um mundo de possibilidades, inclusive para quem tem o objetivo de cometer crimes. Por isso, é importante toda e qualquer iniciativa que possa alertar a sociedade sobre como se defender no ambiente virtual.

Na manhã desta quarta-feira (9), os membros do Ministério Público Federal na Paraíba concederam entrevista coletiva para falar sobre o ‘Dia da Internet Segura’. Eles mostraram os resultados de uma pesquisa realizada entre os meses de abril e setembro do ano passado, com alunos e educadores do Estado em relação ao uso da Internet.

O levantamento mostrou que 40% das crianças e adolescentes que navegam na grande rede não conhecem nenhum mecanismo de segurança. Outros 41% não têm acompanhamento de adultos na hora de usar o computador. 68% estão conectados constantemente com o site de relacionamentos ‘Orkut’. E a maioria costuma utilizar o computador no próprio quarto. De acordo com o procurador da República, Roberto Silva, isso torna os jovens presas fáceis para os criminosos cibernéticos.

“Estaremos apoiando o Ministério Público Federal nesse trabalho de conscientização, divulgando dicas de segurança aos servidores estaduais”, destacou Hipólito. Quem for vítima desse tipo de crime pode buscar orientações através do site www.safernet.org.br.
 

Karine Tenório, da Assessoria de Imprensa da Codata