João Pessoa
Feed de Notícias

Codata desenvolve solução de impressão e agiliza serviços do Detran

segunda-feira, 14 de junho de 2010 - 10:59 - Fotos: 

Mais uma tecnologia de destaque é lançada pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) para favorecer usuários do serviço, gerar economia de recursos financeiros e tempo, além de agilidade no atendimento. Desta vez é o sistema VPrinter que é destinado à impressão de dados variáveis, que processa dinamicamente formulários, fontes, imagens, além de outros recursos tecnológicos e que integra-se a uma solução de impressão corporativa envolvendo diversas tecnologias e plataformas. 

A solução,  que foi desenvolvida e apresentada pelo técnico da Codata, Jean Carlos de Lima Lemos, vem sendo utilizada no Detran  em diversos serviços. Na primeira fase só com a emissão das notificações de infração de trânsito gerou uma economia de mais de um real por correspondência. Todos os demais relatórios e/ou documentos que são emitidos pelos sistemas do Detran estão sendo ajustadas para utilizarem o VPrinter.
 
Benefícios para o cidadão
       
Dentre os benefícios com o uso desta nova ferramenta, está o aumento de velocidade no tempo de execução de cada solicitação de impressão (guia de pagamento, CRLV, etc). Segundo Jean, isso implicará num menor tempo em filas e maior agilidade no atendimento dos postos.
        
Antes o sistema utilizava imagens grandes para os formulários pré-impressos e agora estes formulários são desenhados com formas vetoriais através de comandos de texto da linguagem VPML do VPrinter. “O resultado disso é que uma imagem que tem cerca de 300k de tamanho, cai para 150k ou menos, ou seja uma redução de aproximadamente 50%, diminuindo o tráfego de dados na rede,  tendo um ganho significante de performance”, explica Jean.
        
Outra vantagem, citada por ele, é a padronização no uso de ferramentas para desenvolvimento de relatórios junto às linguagens de programação utilizadas naquele órgão; aumento de produtividade e conseqüente redução de tempo no desenvolvimento de novos relatórios e/ou formulários.
        
Problemas superados – Segundo levantamentos realizados no Detran, o que havia antes era a falta de padronização na impressão dos relatórios, retrabalho para a equipe de desenvolvimento, dificuldade na configuração das impressoras locais e remotas, problemas no suporte aos usuários remotos das Ciretrans, dificuldade na impressão de documentos com código de barras (Ex: boletos, notificações  etc) e lentidão na emissão dos relatórios.
              
Agora as necessidades do usuário estão atendidas através do atendimento de diversos requisitos:  Integração das soluções em uma única plataforma; otimização do tempo de impressão dos relatórios e padronização dos dispositivos de Hardware em uma só solução independente de tipo, marca e modelo de impressora.
       
Segundo Jean, o grande diferencial está no fato de diversas plataformas/ambientes (Mainframe, Linux, Windows, etc.) e linguagens (Natural, VB, Delphi, etc.) se integrarem numa única solução de impressão. O que antes era um trabalho extremamente complexo (envolvendo programação PCL, transferência de imagens para memória flash das impressoras, etc.) tornou-se super simples com o uso da nova ferramenta.
              
A grande dificuldade estava em como fazer para que uma linguagem que trabalha apenas em ambiente texto produzisse documentos/relatórios contendo imagens, logomarcas, gráficos, código de barras, formas etc, e centralizasse as impressões num servidor da rede e o mesmo encaminhasse os diversos documentos para as impressoras remotas dos postos do Detran espalhados pelo Estado, dificuldade superada com o uso do VPrinter integrado a um servidor de impressão.
         
Concorrendo ao e-Gov
        
A solução, que foi desenvolvida pelo técnico da Codata Jean Carlos de Lima Lemos, está concorrendo ao concurso "Prêmio Excelência em Governo Eletrônico 2010" (e-Gov 2010), realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Fátima Farias, da Assessora de Imprensa da Codata