João Pessoa
Feed de Notícias

Coca realiza curso de capacitação e atualização para dentistas e protéticos

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009 - 14:56 - Fotos: 

O Centro Odontológico de Cruz das Armas (Coca), em João Pessoa, realiza por mês, nove mil atendimentos em diversas especialidades e entrega cerca de 300 próteses. Para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, o centro, que faz parte do Complexo de Saúde de  Cruz das Armas, do Governo do Estado, está promovendo o Curso de Atualização, Aperfeiçoamento e Qualificação, que acontece até o próximo dia 18, na Associação Paraibana dos Cirurgiões Dentistas (APCD), em João Pessoa.

O curso tem duração de 30 horas e acontece as sextas-feiras, das 8h às 17h, com aulas teóricas e práticas, sob a coordenação das dentistas Maria da Penha Xavier e Maria das Neves Gouveia Campelo, chefes do Laboratório de Prótese Dentária do Coca.  A diretora do Centro, Kilza Ribeiro, explicou que a capacitação está sendo realizada em parceria com o Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), que autorizou a realização do treinamento, e com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que cedeu os professores e dentistas Ronaldo Campelo dos Santos e André Ulisses para ministrar o curso. Estão participando do curso, dez dentistas, 11 protéticos e três atendentes de consultório dentário.

Serviço de qualidade – “O profissional tem que estar em sintonia com as mudanças que sempre acontecem em sua área e um curso como esse é sempre bem vindo”, disse a protética Zaudira da Costa Toscano, formada há 40 anos. Quem também está participando do curso é a dentista Liege Campos, que falou sobre o investimento que a nova gestão do Coca vem fazendo, na capacitação dos profissionais. “A gente percebe que essa nova diretoria está trabalhando para que o usuário seja bem atendido e desfrute de um serviço de qualidade”, disse. O Coca atende diversas especialidades odontológicas como endodontia (tratamento de canal), prótese, radiologia, cirurgia e periodontia (tratamento da gengiva). No centro, as crianças têm atendimento especializado por meio do serviço de odontopediatria e os adultos com disfunção têmporo-mandibular (ATM), também são atendidos em um ambulatório específico.

Triagem - Todos os pacientes passam por uma triagem no setor de enfermagem, com o objetivo de verificar se a pessoa tem algum problema de saúde, como hipertensão e diabetes. As informações são repassadas ao dentista que vai realizar o atendimento para evitar intercorrências durante o procedimento.  O Coca atende de segunda a sexta-feira, nos três turnos e mantém um serviço de urgência que funciona 24 horas por dia.  O centro conta com uma equipe de 113 dentistas, 22 atendentes de consultórios dentários, nove protéticos e quatro auxiliares de protéticos e possui 11 consultórios, um laboratório de prótese, serviço de raio-X, escovódromo e almoxarifado.

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB