João Pessoa
Feed de Notícias

Clementino Fraga realiza Semana de Combate a Hanseníase, a partir de segunda-feira (25)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010 - 16:21 - Fotos: 

O Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa, preparou uma programação para lembrar o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, que vai acontecer na próxima semana. Na segunda-feira (25), haverá uma missa em ação de graças, às 9h, no pátio do hospital. Na quarta-feira (27), das 15h às 17h, haverá uma panfletagem na Feira de Jaguaribe. Na sexta-feira (29), das 5h30 às 8h, e, à tarde, das 16h às 19h, na Praia de Tambaú, haverá uma equipe multiprofissional que fará panfletagem, testagem capilar e outras atividades.

De acordo com a diretora do Clementino Fraga, Rosineide Renovato Freire, o evento vai levar informações à sociedade e aos poucos desmistificar a doença, divulgando as formas de contaminação, orientando as pessoas a identificar os sintomas da doença e reduzindo o preconceito. Os principais sintomas da hanseníase são dormência nas mãos e nos pés, manchas brancas e avermelhadas na pele, que não coçam e não doem, além de caroços e inchaço no rosto e nas orelhas.

No último ano, a Paraíba contabilizou um total de 750 casos novos de hanseníase, sendo 243 na região metropolitana. O Brasil concentra 85% dos casos do continente americano e ocupa o segundo lugar no mundo.

Rosineide Freire lembrou que qualquer pessoa que perceber uma mancha suspeita pode procurar o Hospital Clementino Fraga, onde é oferecido diagnóstico e o tratamento gratuito. Ela disse, ainda, que a hanseníase tem cura e, se houver adesão ao tratamento, para que seja combatida logo no início, ela tem 100% de chances de cura e evita as sequelas graves, a transmissão para familiares e outras pessoas do convívio do paciente.

Luziânia Porto, da Assessoria de Imprensa do Hospital Clementino Fraga