Fale Conosco

5 de outubro de 2017

Clementino Fraga realiza qualificação sobre prevenção de infecções



O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta quinta-feira (5), uma qualificação de prevenção de infecção da corrente sanguínea relacionada ao Acesso Venoso Central. O evento, destinado aos colaboradores no auditório da unidade hospitalar, visa atualizar os profissionais da área de enfermagem, conforme resolução sanitária vigente da Anvisa. A ação de educação permanente visa uniformizar e padronizar a prática profissional, garantindo uma enfermagem segura e livre de danos ao paciente.

A atividade deu início por meio de um inquérito de investigação da equipe de enfermagem e de um questionário estruturado sobre os conhecimentos das recomendações de prevenção de infecção da corrente sanguínea relacionada ao Acesso Venoso Central, em especial no que diz respeito à manipulação, troca de curativo, tempo de troca, intervalo de avaliação e uso dos antissépticos e demais materiais.

De acordo com a diretora-geral do Clementino Fraga, Thais Matos, ações que beneficiem os pacientes são sempre bem vindas na unidade hospitalar. “As ações de educação permanente em saúde visam atualizar os profissionais, proporcionando maior segurança e qualidade no cuidado aos pacientes. Movimentos educacionais como este beneficiam os trabalhadores com oportunidade de aperfeiçoamento de técnicas e também os pacientes que terão maior qualidade na atenção prestada”, destacou Thais.