Fale Conosco

24 de janeiro de 2017

Clementino Fraga realiza I Simpósio Multiprofissional em Hanseníase  



O Complexo Hospitalar Clementino Fraga (CHCF), unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e referência estadual no combate às doenças infectocontagiosas, realiza, nesta quarta-feira (25), o I Simpósio Multiprofissional em Hanseníase do Hospital Clementino Fraga.

Hanseníase – A Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, que tem tratamento e cura. Os sinais importantes são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade; área de pele seca e com falta de suor ou  com queda de pelos; ou com perda ou ausência de sensibilidade; sensação de formigamento (Parestesias) ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.

Programação – O I Simpósio Multiprofissional em Hanseníase do Hospital Clementino Fraga deverá mobilizar uma equipe multiprofissional durante os turnos da manhã e tarde no auditório da unidade.

Pela manhã, a partir da 8h30, será proferida a palestra ‘Hanseníase: diagnóstico e tratamento’, com a médica dermatologista, hansenóloga e mestre em Saúde Coletiva,  Luciana Trindade. Ainda no turno da manhã será abordado ‘O Papel da Enfermagem no Acompanhamento dos Casos de Hanseníase’, com a enfermeira especialista em dermatologia e estomaterapia, Micheline Mendes.

No período da tarde, a partir das 13h30, a assistente social Rebecca Batista deve abordar o papel do Serviço Social no combate à hanseníase. Na sequência, a fisioterapeuta Débora Gomes faz palestra sobre a prevenção e as incapacidades em hanseníase.

O Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa, é referência no tratamento da hanseníase no Estado da Paraíba.