Fale Conosco

8 de maio de 2014

Clementino Fraga realiza ação de saúde preventiva no presídio Júlia Maranhão



O Complexo Hospitalar de Doenças Infecto-contagiosas Clementino Fraga, de João Pessoa, que integra a rede hospitalar do Estado, realiza nesta manhã de quinta-feira (8) mais uma ação de saúde de caráter preventivo e educativo. O evento, que faz parte do Programa Clementino Itinerante, acontece até o meio-dia no presídio feminino Júlia Maranhão, no bairro de Mangabeira.

De acordo com a diretora do hospital, Adriana Teixeira, cerca 100 mulheres estão sendo atendidas por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Entre os serviços oferecidos estão: testagens para HIV, hepatites e sífilis. A equipe também faz aconselhamento e distribui material educativo e preservativos.

O projeto – O Programa Clementino Itinerante foi elaborado pela equipe técnica do hospital em fevereiro de 2011. O projeto é executado por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, bioquímicos entre outras categorias.

O objetivo é levar às comunidades um trabalho de testagens para detectar HIV, hepatites, glicemia e problemas de pressão, e fazer aconselhamentos, palestras sobre hábitos saudáveis de alimentação. A ação é realizada em parceria com os municípios, associações e instituições privadas, ONGs, dentre outros órgãos e instituições”, explicou Adriana Teixeira.

Segundo dados do relatório elaborado pela unidade de saúde, o Clementino Fraga atendeu 36.584 pessoas no ano passado. Nesse mesmo período, foram realizados 90 mil exames laboratoriais.

Com 159 leitos, o Clementino Fraga presta atendimento nas áreas de infectologia (DST/HIV/Aids), pneumologia sanitária, dermatologia sanitária, pediatria, cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, neurologia, neurocirurgia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, gastroenterologia, angiologia, hepatologia, odontologia, nefrologia, urologia, proctologia, otorrinolaringologia, clínica geral, ginecologia e homeopatia.

Para atender a demanda, o hospital conta com uma estrutura física e uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e outros profissionais. “A missão da unidade de saúde é prestar um serviço especializado, com qualidade e humanizado em benefício de todas as pessoas que são acometidas de doenças infectocontagiosas”, destacou a diretora geral, Adriana Melo Teixeira.