João Pessoa
Feed de Notícias

Clementino Fraga promove ação pelo Dia Mundial de Combate a Tuberculose

sexta-feira, 25 de março de 2011 - 12:35 - Fotos: 

Os pacientes do Complexo Hospitalar Clementino Fraga participaram de uma mobilização para lembrar o Dia Mundial de Combate a Tuberculose na manhã desta sexta-feira (25). Na ocasião, houve um culto, atividades culturais e lanche. Os profissionais de saúde fizeram panfletagem e falaram sobre a importância de fazer o tratamento da tuberculose até o final, para evitar que a bactéria fique resistente ao medicamento.

Este ano, segundo a diretora da unidade de saúde, Adriana Mota, 53 pessoas estão sendo tratadas pela equipe do hospital, com o registro de quatro mortes. No ano passado, foram registrados 720 novos casos da doença no Clementino, sendo 498 do sexo masculino e 222 do sexo feminino, com 35 óbitos, o que representa 4,86% do total. A estatística revela ainda os municípios com maior incidência de casos: João Pessoa com 365, Bayeux e Santa Rita com 59 cada, Sapé com 28 casos e Cabedelo com 18 casos.

Retomada dos grupos de auto-ajuda – As atividades de oficinas e grupos de auto-ajuda vão ser retomadas no Clementino Fraga. “Aqui existiam oficinas e os grupos de auto-ajuda mas desde o ano passado que estas atividades não estão funcionando. Vamos retomar agora com oficina de teatro, coral e artesanato. Isso ameniza a ociosidade do paciente que passa muito tempo em tratamento aqui”, explicou.

A doença – A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria conhecida como Bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.

Um dos principais sintomas é a tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de três semanas. Neste caso, o ideal é procurar um posto de saúde mais próximo de casa e pedir para realizar a baciloscopia, exame que detecta a doença. Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças de até quatro anos com a vacina BCG. O paciente em tratamento não transmite a doença.

Mobilização no Estado – A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orientou as 12 regionais de saúde a realizarem atividades pelo Dia Mundial de Combate a Tuberculose.

Em João Pessoa, o evento organizado pela SES contou com três momentos. Na quinta-feira, as ações iniciaram no Ponto de Cem Réis com atendimento médico a população, a tarde seminário para os profissionais de saúde no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e nesta sexta-feira, mobilização com os pacientes e familiares no Hospital Clementino Fraga, referência no tratamento da doença no Estado.

O evento em João Pessoa contou a parceira do Laboratório Central (Lacen), Secretaria Municipal de João Pessoa, Hospital Clementino Fraga, Universidade Federal da Paraíba e Faculdade Santa Emília de Rodat.