Fale Conosco

24 de janeiro de 2018

Circuito Verão para socioeducandos exibe filmes do cinema nacional



“O Caminho das Nuvens”, produção nacional do cinema brasileiro que está na programação do Circuito Verão Jovem neste mês de janeiro, encantou os socioeducandos do Lar do Garoto, no início desta semana. O filme, inspirado em fatos reais, narra a história de um casal e seus cinco filhos – com idades de 6 a 14 anos, que percorrem de bicicleta 3.200 km em busca de um sonho. O ator paraibano Ravi Lacerda, que estreou no cinema com apenas 12 anos e tem em seu currículo mais de 10 produções entre filmes e participações em minisséries, é um dos atores na tela. No Lar, o filme foi exibido em duas sessões, uma pela manhã e outra à tarde.

T.A.de 17 anos, do Lar do Garoto, elogiou o Circuito Verão Jovem, a direção da unidade e a coordenadora pedagógica, Luzivone Lopes. Para ele, essa está sendo uma oportunidade muito boa. “A gente está tendo oportunidade de fazer o que antes não podia fazer. Agora estamos tendo essa oportunidade de descontrair um pouco mais, de sair mais um pouco e  fazendo brincadeira pra gente se divertir, isso é muito bom e está ajudando a todos nós. Entre os esportes que eu ainda não tinha brincado, foi o de cabra cega jogando bola, que mais gostei”, disse.

Ele também destacou a realização dos cursos profissionalizantes e afirmou que está gostando muito da tecelagem e tear.“Acredito que esse curso vai me dar uma oportunidade que não tive lá fora e estou tendo aqui dentro. Vai ser muito bom pra mim. Quem sabe eu, quando sair, faça disso a minha profissão?”, comentou.

G.D., de 19 anos, também do Lar do Garoto, em Lagoa Seca, disse que o Circuito Verão Jovem está maravilhoso. “Não tinha isso aqui. Depois dessa mudança toda, que tudo ocorreu, tem muito esporte e está envolvendo muitas coisas boas que está fazendo a diferença”, observou. Das atividades do Circuito, a que ele destacou foi o cinema, vôlei e os cursos profissionalizantes. “Esse projeto é maravilhoso, está fazendo a diferença, deve continuar e está dando pra refletir mais e melhor”, comentou.

Segundo o coordenador do Eixo Arte, Cultura e Lazer, Nilton Santos, o Circuito Verão Jovem vem aquecendo os corações dos jovens e adolescentes, misturando diversão com aprendizado de vida, aliando educação, saúde, esportes e artes com o sentimento de pertencimento à sociedade. Nilton declarou ainda que “é preciso mostrar a estes jovens a existência de opções variadas de lazer e que as práticas esportivas e culturais fortalecem as relações de convivência, estimulando, assim, o sentido ativo de cidadania, solidariedade e tolerância, criando meios para o diálogo intercultural dos jovens na sociedade”.

No módulo Cine Verão  os socioeducandos também interferiram na escolha dos filmes. “O Caminho das Nuvens”, por exemplo, vem sendo exibido em quase todas as unidades, mas também foram escolhidos outros. No CEA/JP foram exibidos, a pedido, o filme “Esquadrão Suicida” e “Liga da Justiça”. No Centro Socioeducativo Rita Gadelha, as adolescentes escolheram os filmes “Carga Explosiva 1,2,3”, “Mogli- O menino Lobo” e “Verozes e furiosos, 4,5,6,7 e 8”.

No Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), a opção do cinema foi “O Homem Aranha: De volta pra casa” e “Quem vai ser Milionário”. Na Semiliberdade, os jovens também escolheram “O Caminho das Nuvens” e o filme “Besouro”. E no Centro Educacional do Jovem (CEJ), a preferência foi para o filme “João e Maria, cassadores de bruxa”. Nesta quinta-feira (25), ele será exibido para os adolescentes do CEA/Sousa.

O Projeto Circuito Verão Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Fundação Desenvolvimento da Criança e Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) e Secretaria de Estado da Educação.