João Pessoa
Feed de Notícias

Circuito do Artesanato movimenta R$ 120 mil em vendas nos shoppings da Capital e Campina Grande

terça-feira, 31 de março de 2015 - 18:01 - Fotos: 

A primeira edição do Circuito do Artesanato Paraibano, em comemoração ao Dia do Artesão (19), movimentou os shoppings de João Pessoa e Campina Grande gerando um volume de vendas de R$ 120 mil, através da comercialização de 4.518 peças. As vendas ocorreram simultaneamente nos estabelecimentos comerciais no período de 19 a 27 de março.

Os números foram divulgados pelo Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), idealizador do projeto que, em anos anteriores, contemplava apenas os artesãos de Campina Grande. “O Circuito foi um verdadeiro sucesso. Agradeço a todos o empenho, compromisso e companheirismo que, durante dez dias, nos impressionaram, bem como ao público visitante, com um artesanato tão rico. O momento é de crise econômica, mas conseguimos superar, bater metas e preparar nossos artesãos para as novas feiras como o Salão de Artesanato da Paraíba, no mês de junho, em Campina Grande”, comemorou a gestora do PAP, Lu Maia.

 As tipologias mais vendidas foram fios com a renda labirinto, seguida dos brinquedos populares, esculturas em madeira e habilidades manuais através das peças utilitárias e decorativas. Em todas as feiras foi possível encontrar peças exclusivas e genuinamente paraibanas como as feitas em fios de crochê, renda labirinto, cerâmica, brinquedos populares, bonecas e roupas de algodão colorido, flores em escama de peixe e fuxico, madeira, cerâmica, couro e uma variedade de habilidades manuais.

Salão de Artesanato – Já começaram os preparativos para mais uma edição do Salão de Artesanato da Paraíba, que fica aberto ao público durante todo o mês de junho, na cidade de Campina Grande. Na próxima segunda-feira (6), o PAP vai se reunir com representantes da categoria para definir a tipologia homenageada, receber sugestões, trocar ideias e discutir novas propostas.

“Estaremos aberto ao diálogo para que todas as reivindicações sejam aceitas e, assim, realizarmos mais um ano de evento com muito sucesso. E podemos adiantar que o Salão vai ocorrer no mesmo espaço físico do ano passado, na Avenida Brasília”, confirmou Lu Maia.

Confirmaram presença na reunião representantes do Sindicato dos Artesãos da Paraíba, Colegiado de Artesanato da Paraíba, Sindicato e Federação dos Artesãos, além dos representantes do Conselho Estadual de Cultura e Curadoria.