João Pessoa
Feed de Notícias

Circuito Cultural tem debate, cinema e música neste domingo

domingo, 27 de abril de 2014 - 11:19 - Fotos:  Divulgação

A primeira semana do Circuito Cultural se encerra neste domingo (27) com debate sobre revitalização do Porto do Capim, apresentação de cultura popular, cinema e música.

Às 16h, na Comunidade do Porto do Capim, acontece o debate “PAC Cidades Históricas”, que irá abordar a revitalização da área, uma necessidade antiga dessa comunidade. Já está aprovado um projeto de revitalização financiado pelo Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento.

Tal projeto divide opiniões dentro e fora da comunidade, principalmente sobre a necessidade ou não da remoção das cerca de 500 famílias que ali vivem. Além disso, muitos moradores se queixam de que não estão bem informados sobre o projeto, o que deflagra um sentimento generalizado de incertezas sobre o futuro da comunidade.

Participarão do debate representantes de órgãos governamentais relacionados com o tema, com a presença da comunidade e representantes de instituições não governamentais.

Às 18h, o Cavalo Marinho da Paraíba fara um cortejo pela comunidade e, às 19h, começa o Cineclube. Primeiro será exibido o curta metragem “Vasto Mundo”, com direção de Glaucio Sousa, de Santa Rita, e lançado em 2013. O audiovisual narra a história de Preá, um menino de mandados em uma cidade do interior, que nunca havia ultrapassado os limites daquele pequeno vilarejo. Até que certo dia, com a chegada de Leninha, por quem se apaixona, ele descobre que o mundo é bem mais vasto.

O segundo audiovisual será o documentário “Seu Cavaco, Dom Bandolim e o Choro de Mestre Duduta na Rainha da Borborema”, com direção de Thaíse Carvalho e Riccardo Migliore, de Campina Grande, lançado em 2011. O documentário explora o universo do choro na cidade paraibana tradicionalmente marcada pelo forró, e homenageia José Ribeiro da Silva (Mestre Duduta), refinado chorão e luthier de fama nacional, cujos instrumentos usados por artistas como Paulinho da Viola, Dominguinhos e Marinês.

A música chega na Vila do Porto, às 19h, para fechar essa primeira semana de ações do Circuito Cultural. A atração da noite será o artista Burgo, um dos expoentes da música instrumental produzida em João Pessoa. Fundindo o tradicional e o contemporâneo, o músico se influencia pelo jazz, pela música

regional e a música de livre improvisação, bebendo na fonte de diversas expressões populares, para criar um universo musical com constantes referências ao maracatu rural, ao baião, funk, coco de roda, caboclinho, entre outros.

Próximas semanas – O Circuito Cultural vai até 11 de maio, com programação de quinta-feira a domingo. Na próxima semana, a programação inclui atrações de teatro, circo, dança, cultura popular, audiovisual e música, com destaque para o show da cantora paulista Mariana Aydar, na quinta feira (1º de maio).

O Circuito Cultural é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e do Movimento Varadouro Cultural, com o apoio de associações, coletivos e casas de shows que integram atividades culturais do Centro Histórico de João Pessoa, como Balaio Nordeste, Coletivo Mundo, Trupe Arlequim, Moinho Produção, Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, Pogo Pub, Fundação Casa de Cultura Cia da Terra, Vila do Porto, Cachaçaria Philipéia e Café São Jorge.