Fale Conosco

10 de julho de 2012

CIR reúne municípios para que apresentem demandas de cirurgias eletivas



A Comissão Intergestor Regional (CIR) de Patos reúne, nesta quinta-feira 12, no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, secretários de Saúde de todos os municípios da jurisdição para discutirem a ampliação do aceso dos usuários do SUS às cirurgias eletivas. A Paraíba está sendo contemplada com recursos federais (Ministério da Saúde) da ordem de R$ 12,5 milhões para serem usados entre 2012/2013 nos procedimentos eletivos.

Na manhã desta terça-feira (10) o gerente regional de saúde, José Leudo, se reuniu com a presidente da CIR de Patos, Márcia Lúcia de Sousa, e com a representante do Grupo de Trabalho Integrado (GTI), Ana de Jesus, para discutir a estruturação da rede de serviços regionalizada e hierarquizada. O encontro definiu a programação da reunião da quinta-feira e orientou os gestores sobre as demandas de cirurgias eletivas. O Projeto Estadual de Cirurgias Eletivas proposto pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) prevê o uso regionalizado dos recursos transferidos pelo Governo Federal. Cada região da Paraíba deve formalizar sua demanda.

A Portaria nº 1.340 está na pauta da reunião. Ela define a estratégia que aumenta o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos, como os de catarata, ortopédicos, de urologia, oftalmologia, vascular, otorrinolaringologia, de média complexidade. Tabela de valores dos procedimentos cirúrgicos, AIHs também fazem parte do teor da referida portaria.

No ano passado foram realizadas 23.084 cirurgias eletivas na Paraíba. A União fez o repasse de R$ 4 milhões em 2011. Este ano, o Estado deve receber o triplo do valor.