João Pessoa
Feed de Notícias

CINEP recebe prefeita de Pombal para discutir planejamento industrial da cidade

terça-feira, 30 de abril de 2013 - 17:30 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira / Secom-PB

Alternativas de desenvolvimento econômico para a cidade de Pombal. Este foi o tema de uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (30), entre a prefeita da cidade, Pollyana Dutra e a presidente da Companhia Paraibana de Desenvolvimento (CINEP), Tatiana Domiciano.

De acordo com Tatiana Domiciano o objetivo da reunião foi estabelecer as primeiras negociações sobre o desenvolvimento de Pombal e da região. “Momentos como este são importantes para dialogar e conhecer as melhores possibilidades para que o município e o estado possam construir uma ação industrial positiva na cidade”, afirmou a presidente da CINEP.

A comitiva do município contou ainda com a participação do presidente da Câmara de vereadores Rogério Martins, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade Epitácio Maia Neto. A preocupação dos representantes da população da cidade foi com a devastação social e econômica provocadas pela seca deste ano, a pior dos últimos 50 anos.

Diante deste cenário, a prefeita Pollyana Dutra sentiu a necessidade de buscar alternativas para a economia da cidade, caracterizada prioritariamente pela agricultura e comércio local. “Pombal foi durante muito tempo cidade polo na produção de algodão. Hoje vive de repasses governamentais e pequenos comércios”, comentou.

Com a segunda maior área territorial entre os municípios da Paraíba, Pombal está no centro do Sertão paraibano e tem acesso facilitado por duas rodovias federais. “Na nossa primeira gestão, cuidamos das necessidades mais urgentes da população: somos referência em saúde e educação na região. Agora, nosso plano de trabalho é transformar a cidade de maneira definitiva, sem depender de repasses governamentais”, pontuou a prefeita Pollyana.

Durante a reunião foi discutida a proposta de criação de uma área para instalação de indústrias na cidade, o que poderá vir a ser um Parque Industrial com aproximadamente 20 hectares. A prefeita Pollyana Dutra também recebeu da CINEP a recomendação de algumas empresas de médio e grande porte. As possibilidades serão avaliadas pela gestão municipal e definidas em encontros futuros.

A cidade de Pombal, bem como as demais cidades castigadas pela seca na Paraíba, conta com total apoio do Governo do Estado que está executando ações que diminuam as perdas deste ano, e também que estruturem a economia local. “A falta de chuvas é característica em nosso estado. Precisamos construir uma política que transforme o problema da agricultura em possibilidades para outros segmentos de produção. E o crescimento industrial é um dos que pode fortalecer a economia e trazer o desenvolvimento para o Sertão”, afirmou a presidente da CINEP, Tatiana Domiciano.