Fale Conosco

9 de junho de 2009

Cinep realiza Censo Imobiliário na Paraíba



A Companhia de desenvolvimento da Paraíba (Cinep) iniciou na segunda-feira (8) um censo imobiliário nos 14 Distritos Industriais existentes no território paraibano, com o objetivo de beneficiar os empresários que estão atuando legalmente, levantando as principais reivindicações sobre as suas empresas. O censo foi iniciado pelo Distrito Industrial de Mangabeira e faz parte do Programa de Desenvolvimento Industrial da Paraíba (Prodesin), dirigido à promoção de uma política voltada para implantação de novas indústrias no Estado da Paraíba.

Dentro dessa política também se insere a ampliação e revitalização das empresas já existentes, bem como a construção de novos parques industriais. Conforme o presidente da Cinep, João Laércio Fernandes, durante o censo os técnicos farão levantamentos de diversos pontos, a exemplo do tamanho do patrimônio, a infraestrutura, regularização do imóvel, divulgação de produtos e a regularização de débitos junto ao Fundo de Apoio a Industrialização (FAIN/Cinep).

Ele revelou que a Paraíba possui um patrimônio imobiliário industrial bastante grande, porém desconhecido, e só com a conclusão do ‘Censo Imobiliário’ se terá uma dimensão do tamanho desses bens. “Temos que fazer esse censo para ter conhecimento sobre o real patrimônio que nós dispomos nos distritos industriais”, disse João Laércio, acrescentando que essa etapa constitui o primeiro passo da ação estratégica prevista no ‘Plano de Ação Imediata para Recuperação Institucional, Patrimonial e Financeiro da Cinep’.

Esse plano tem como meta levantar as demandas regionais e suas potencialidades, revitalizando os Distritos Industriais com serviços de urbanização, infraestrutura de água, energia, esgotamento sanitário e pavimentação. Ele também prevê a promoção da construção de galpões industriais padronizados, com áreas compatíveis às necessidades, entre outras ações.

Teresa Duarte, da Assessoria de Comunicação da Cinep