Fale Conosco

6 de maio de 2009

Cinep qualifica profissionais para o Pólo Calçadista de Sousa



A implantação do Pólo Calçadista de Sousa é hoje uma realidade. O ponta pé inicial foi dado na terça-feira (5) pelo Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), entregando o certificado de conclusão de curso de mão de obra especializada em confecção de calçados, que formou 87 profissionais das empresas Herquel Calçados, Baby Sauro e Da Glória Calçados, que já se encontram em funcionamento provisoriamente, enquanto aguardam a liberação das instalações do pólo.

Para a realização do curso, a Cinep investiu recursos na ordem de R$ 25 mil, sendo dividido em três turmas com carga horária de 200 horas cada. A solenidade de entrega dos certificados, realizada no auditório do Sebrae no município de Sousa, contou com uma exposição de mais de 40 pares de calçados confeccionados pelos alunos durante o curso, iniciado em fevereiro deste ano e concluído no dia 30 de abril.

O Pólo Coureiro Calçadista de Sousa vai funcionar em uma área pertencente ao antigo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), que foi adquirida pela Cinep através de contrato de cessão de uso com validade para 20 anos. As três empresas serão instaladas por meio de contrato com a Companhia estadual, de cessão de uso dos prédios cedidos pelo DNOCS por duas décadas. Todo o maquinário para funcionamento das empresas foi cedido pela Cinep em contrato de cessão de uso pelo período de 10 anos.

A solenidade foi bastante prestigiada, contando com a participação de empresários locais, dirigentes de órgãos e autoridades. A secretária executiva da Indústria e Comércio, Jaqueline Abreu, representou o governador José Maranhão, compondo a mesa mais o diretor Administrativo e Financeiro e o de Operações da Cinep, Carlos Gláucio e José Fialho respectivamente; o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha, e o gerente do Sebrae local, Luciano Holanda.