João Pessoa
Feed de Notícias

Cinep participa de uma das maiores feiras nacionais de calçados

sexta-feira, 22 de junho de 2012 - 09:59 - Fotos:  Ilustração

Como forma de apoiar e fortalecer a cadeia produtiva de couro e calçados, o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) participa, a partir da próxima terça-feira (26), da 44ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – Francal 2012, uma das maiores feiras nacionais do segmento que vai reunir mais de mil empresas expositoras de todo país em 82 mil m², no Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo. Quatorze empresas paraibanas já confirmaram participação no stand de 160 m² da companhia na feira.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico da Cinep, Juliano Gorski Antônio, a companhia organizou e está facilitando o acesso de uma comitiva de empresários à feira, pois é de fundamental importância a interação desse grupo com outros empresários para o surgimento de novos negócios, além da atualização sobre as tendências do mercado e reciclagem profissional.

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados do Estado da Paraíba, Eduardo Almeida de Souto, a feira é uma oportunidade de divulgar a produção local e consequentemente o pólo calçadista paraibano, além da realização de novos negócios. “Através desta feira, tornamos os nossos produtos mais conhecidos no país. Sem o apoio do governo, ficaria muito difícil a nossa participação”, lembra.

A Francal 2012 será realizada até o dia 29 desse mês e é a mais representativa da indústria brasileira de calçados e a mais importante para a realização de negócios do setor, uma vez que apresenta ao mercado as coleções da temporada primavera-verão.

Segundo os organizadores, em um país de clima tropical como o Brasil, os calçados e bolsas desta estação geram vendas para o varejo por um período de até oito meses. Para os fabricantes, os negócios realizados na feira, e a partir dos contatos estabelecidos, representam de 3 a 4 meses de produção – o equivalente a 25% e 30% do valor de produção anual destes fabricantes que estão entre os maiores da indústria.

Um grande número de empresas de micro e pequeno porte participam do evento por meio de estandes coletivos patrocinados por prefeituras, governos estaduais, entidades de classe, entre outros.

A expectativa dos organizadores é receber a visita de 60 mil profissionais do setor, a maioria deles, lojistas de calçados, acessórios em couro, artigos esportivos, bijuterias e confecção, de todas as regiões do Brasil, e também representantes comerciais, estudantes e profissionais de moda (estilistas, consultores, produtores), exportadores, representantes de entidades de classe e de órgãos governamentais, além da participação de compradores nacionais e internacionais.

Pelo grande número de compradores internacionais que recebe anualmente, a Francal é considerada uma das principais ferramentas de promoção comercial do calçado brasileiro no exterior e de estímulos às exportações do setor.

O evento é promovido pela Francal Feiras e conta com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac). A entrada é gratuita e restrita aos profissionais do setor. Menores de 14 anos não podem entrar, mesmo acompanhados.

 

FRANCAL 2012

Data: 26 a 29 de junho

Horário: 10h às 20h (dia 29, das 10h às 17h)

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo