Fale Conosco

20 de agosto de 2012

Cinep finaliza projetos de novos Distritos Industriais



O Departamento de Engenharia da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) concluiu, esta semana, os últimos detalhes dos projetos urbanísticos dos novos Distritos Industriais de Caaporã I e II, Queimadas e Mata Redonda.  A partir da finalização de todo plano estrutural, as localidades aguardam apenas as ordens de licitações para início das obras que, de acordo com o cronograma do órgão, estão previstas para o segundo semestre de 2012.

O trabalho inicial foi conduzido com base na legislação de cada região, adotando os conceitos de preservação ambiental e mobilidade urbana. Os lotes foram definidos em função dos segmentos industriais, que devem receber inicialmente espaços como área verde, vias locais e de trânsito pesado, calçadas, além de arborização e ciclovias.

“A instalação desses novos distritos são de grande importância para o desenvolvimento industrial do Estado, principalmente quando conduzido de forma sustentável. A meta é atender à grande demanda das empresas que querem ampliar seus negócios ou se instalarem pioneiramente nessas regiões”, destacou o chefe do Departamento de Engenharia da Cinep, Antônio Loureiro Cavalcanti.

Os complexos também serão beneficiados com equipamentos comunitários, como posto de saúde, coleta seletiva, estacionamento e diversas ações que minimizem os impactos ambientais da região.

De acordo com os registros da companhia, o Distrito de Caaporã I irá viabilizar a instalação de 60 empresas em uma área de 55 hectares, enquanto o Caaporã II terá uma área de 157,05 hectares com estrutura para 120 empreendimentos.

Na região de Queimadas, 110 empresas poderão estabelecer suas atividades em uma área de 50,6 hectares. Já em Mata Redonda, 32 dos 60 hectares disponíveis serão destinados à reserva florestal, e os outros 28 estarão destinados à implantação de novos negócios.

Reformas – A companhia também está empenhada na recuperação e revitalização de outros distritos, como o de João Pessoa, que recentemente recebeu R$ 3,5 milhões em obras de drenagem e pavimentação. A sinalização vertical e horizontal da mesma região já foi licitada e dentro dos próximos dias será implantada, através de investimentos na ordem de R$ 200 mil.

Nas áreas de Mangabeira, Guarabira e Ligeiro (Campina Grande) os projetos de infraestrutura complementares estão em fase de licitação e serão compostos pela instalação da rede de drenagem, terraplenagem e pavimentação.

A segunda etapa de revitalização irá beneficiar os distritos de Patos, Sousa, Catolé do Rocha e Cajazeiras, onde as ações estão previstas para o primeiro semestre de 2013.