João Pessoa
Feed de Notícias

Cineclube Machado Bittencourt prossegue com Mostra A Violência no Cinema

sexta-feira, 13 de novembro de 2009 - 09:19 - Fotos: 

Na oportunidade, o filme apresentado será Meu Ódio Será Tua Herança (1969), do diretor californiano Sam Peckinpah. Como de costume, a exibição acontecerá às 16h, na sala 111, da Faculdade de Administração da Universidade Estadual da Paraíba. A entrada é gratuita.

Alguns cinéfilos apontam que Peckinpah mostra, no início e no final do filme, duas das batalhas mais sangrentas da história do cinema. De acordo com a sinopse, após uma fracassada tentativa de assalto a banco, um grupo de nove veteranos foras-da-lei segue para o México, onde pretende realizar um último grande golpe antes da aposentadoria – o roubo de um trem do exército americano.

Donos de uma ética e de métodos ultrapassados pelo ritmo do progresso, os velhos criminosos acabarão tendo de lidar com a violenta oposição do exército Mexicano, com um inescrupuloso negociador de estradas de ferro e com a implacável perseguição de um grupo de caçadores de recompensa, liderado por um de seus antigos comparsas.

Em breve, o Cineclube Machado Bittencourt deverá passar por uma série de mudanças positivas, ganhando novas instalações, mais confortáveis para a apreciação da sétima arte. É que as exibições deverão acontecer no auditório da Faculdade de Administração, como ocorria há 40 anos, quando surgiu o efervescente movimento na Rainha da Borborema. As informações foram concedidas pelo idealizador do Cineclube, o professor Rômulo Azevedo.

Através de debates após cada sessão do Cineclube, palestras com cineastas, produtores e pessoas envolvidas com o audiovisual, o Cineclube Machado Bitencourt configura-se como um espaço privilegiado de releitura crítica dos filmes exibidos, bem como da própria arte de se fazer cinema na Paraíba e no Brasil.

Ascom/UEPB