João Pessoa
Feed de Notícias

Cineclube Machado Bitencourt promove sessão de filmes com tema político

segunda-feira, 5 de abril de 2010 - 09:13 - Fotos: 
Para o mês ainda está prevista a exibição, no dia 17, de “Terra em Transe”, que tem Glauber Rocha na direção, e no dia 24, de “A Classe Operária Vai ao Paraíso”, do cineasta  Élio Petri.
 
“Z” é uma produção franco-argelina de 1969, baseada no romance homônimo de Vassilis Vassilikos. O filme denuncia a violência da ditadura na Grécia, instalada na década de 1960 e tem como trama básica o assassinato de um político liberal, cometido como se fosse um acidente. Foi o primeiro filme a ser indicado nas categorias de melhor filme e melhor filme estrangeiro no Oscar. Por causa do vigor de suas denúncias, o filme chegou a ser proibido no Brasil, na época da ditadura militar.
 
A película venceu o Oscar de 1970 nas categorias de melhor filme estrangeiro e melhor edição. Recebeu ainda três outras indicações, nas categorias de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado. Em 1969, no Festival de Cannes, na França, recebeu o Prêmio do Júri e o de melhor ator para Jean-Louis Trintignant e foi indicado à Palma de Ouro.

“Terra em Transe” é um filme brasileiro de 1967, do gênero drama. O filme enfrentou, na época, problemas com a censura estabelecida no Brasil, ao mostrar um fictício país latino-americano, denominado Eldorado, governado pelo déspota Diaz.

Em abril de 1967, o filme foi proibido em todo território nacional, por ser considerado subversivo e irreverente com a Igreja, sendo liberado apenas com a condição de que fosse dado um nome ao padre interpretado por Jofre Soares.

Já “A Classe Operária Vai ao Paraíso” é um clássico do cinema político italiano. Adorado por seus superiores por ser um trabalhador extremamente dedicado e odiado, pelo mesmo motivo, por seus colegas de trabalho, o personagem Lulu vive entregue aos sonhos de consumo da classe média, alienado em meio aos movimentos de protesto de sua classe, até que um acontecimento põe em xeque suas opiniões.

As sessões do Cineclube Machado Bittencourt acontecem aos sábados, gratuitamente, às 16h, no Auditório da Faculdade de Administração da UEPB, na Rua Getúlio Vargas, no Centro de Campina Grande.

Ascom/UEPB