João Pessoa
Feed de Notícias

Cineclube Machado Bitencourt exibe Imagens de um Convento

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 - 20:55 - Fotos: 

A dicotomia sagrado/profano sempre proporcionou interessantes desdobramentos para a criação artística e muitos gênios se inspiraram na temática para realizar grandes obras. Seguindo esta linha, neste sábado (12), a partir das 16h, o Cineclube Machado Bitencourt apresentará ‘Imagens de um Convento’ (1979), do cineasta italiano Joe D'amato. A exibição acontecerá na sala 111 da Faculdade de Administração da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, com entrada franca.

O longa integra a Mostra de Encerramento do Cineclube, que privilegia atualmente a difusão de filmes transgressores. Devido aos elementos que possui, a produção faz parte do gênero da sétima arte denominado ‘nunsploitation’. Comumente, a subversão estética presente no estilo coloca em cena figuras consideradas religiosas, em circunstâncias diretamente ligadas a sexualidade e violência extremas.

A trama se passa num convento, onde a paz e a serenidade do local são quebradas com a chegada de um rapaz, que é uma espécie de encarnação do mal e basta sua presença para que as freiras passem a se comportar de maneira bastante diversa da habitual.

O Cineclube Machado Bitencourt foi criado em abril de 2006 no Departamento de Comunicação da UEPB e tem como objetivo exibir filmes nacionais e internacionais que estão fora do mercado, produções independentes e clássicos do cinema. Neste sentido, a iniciativa pretende ser espaço de releitura crítica dos filmes exibidos, bem como da própria arte de se fazer cinema na Paraíba e no Brasil.

 

Da Assessoria de Imprensa da UEPB