João Pessoa
Feed de Notícias

Cineclube da UEPB exibirá filmes com temática afetiva em cenário político

quinta-feira, 18 de março de 2010 - 09:43 - Fotos: 
Trata-se do Cineclube Machado Bitencourt, projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social da UEPB, que após completar aniversário e retomar as atividades de 2010, segue com uma primorosa programação neste mês de março.
 
Na segunda quinzena do período, o Cineclube dedica sua programação a filmes que tratam de relações afetivas, em meio a fortes cenários políticos. Estas exibições são uma introdução à mostra de abril, que tratará especificamente do cinema político.

Neste sábado (20), o filme exibido será “Os Sonhadores”, uma produção contemporânea, advinda do renomado diretor italiano Bernardo Bertolucci. Já no dia 27 de março, o longa da vez é o alemão “Adeus Lênin”, outra criação hodierna, e um dos filmes mais premiados da década, na Europa, tendo revelado o competente ator Daniel Brühl. A direção é de Wolfgang Becker.
 
O novo participante e coordenador das sessões do Cineclube é o aluno do terceiro ano de Comunicação Social, Sandro Mangueira. Ele informou que as ferramentas digitais do projeto, como o blog, twitter e a comunidade no Orkut, voltaram a ser atualizadas. Os respectivos endereços do blog e twitter são: http://cineclubemachado.wordpress.com; http://twitter.com/cinemachado.
 
Este ano, o professor do Decom e coordenador do Cineclube, Rômulo Azevedo, realizou reuniões para discussão de novas diretrizes, programação e participação de outros estudantes à frente do projeto, uma vez que alguns se graduaram no curso de Comunicação Social. Deste modo, a iniciativa ganhou novos membros, mas permanece com fiéis seguidores, que mesmo fora da Universidade, continuam alimentando a paixão pela sétima arte – vivamente incentivada por meio do Cineclube.
 
Filmes se destacam por idéias inteligentes e belas imagens
Se alguém ainda possui certa ressalva quando o assunto é filme europeu – argumentando que as produções são tediosas, em comparação ao cinema tradicional americano – talvez, mude de opinião com “Os Sonhadores” e “Adeus Lênin”.

Longe dos clichês hollywoodianos e roteiros simplórios, ambos conseguem encantar o expectador com idéias inteligentes, bons diálogos e belíssimas imagens. “Adeus…”, por exemplo, traz uma das mais marcantes cenas da história do cinema: a estátua de Lênin sobrevoando a cidade.
 
Já quem é fã de cinema de modo geral e de todas as épocas, será enfeitiçado pelo filme de Bertolucci, que utiliza um pouco de metalinguagem para contar a estória do envolvimento de três jovens e, nesse ínterim, mescla cenas e diálogos de filmes clássicos, a exemplo de “Acossado” (1960), “Banda à parte” (1964) e “Monstros” (1932).

Identificar estes filmes pode se tornar um divertido passatempo para quem for conferir a obra, assim como fazem os protagonistas da trama.

As sessões do Cineclube acontecem aos sábados, gratuitamente, às 16h, no Auditório da Faculdade de Administração da UEPB, na Rua Getúlio Vargas, Centro, Campina Grande.

Ascom/UEPB