João Pessoa
Feed de Notícias

Cineclube da Fundação Casa de José Américo exibe o filme sueco A Fonte da Donzela

terça-feira, 26 de janeiro de 2016 - 08:55 - Fotos:  Divulgação

O drama policial “A Fonte da Donzela”, dirigido pelo cineasta sueco Ingmar Bergman, será o próximo filme do Cineclube da Fundação Casa de José Américo, dia 3 de fevereiro (primeira quarta-feira), às 19h30, com comentários do presidente da FCJA,  professor Damião Ramos Cavalcanti. A entrada é gratuita.

No elenco, Birgitta Valberg, Gunnel Lindblom, Gudrun Brost, Birgitta Perterson e Max Von Sydow. Tudo acontece na Suécia do século XIV, onde o casal Töre e Märeta tem uma propriedade rural.  Cristãos fervorosos, incumbem sua filha única, Karin, uma bela adolescente virgem de levar velas à igreja do vilarejo próximo e acendê-las em louvor à Virgem Maria. Karin sonha em só se entregar para um homem quando estiver casada. Para a missão, ela é acompanhada por Ingeri, uma serviçal que mora em sua casa e está grávida.

No caminho da igreja, Karin é estuprada e assassinada por dois pastores de cabras. Quando a noite chega, ironicamente, os criminosos vão pedir comida e abrigo para os pais de Karin. São recebidos cordialmente e Herr Töre lhes promete trabalho. Märeta está nervosa, pois a filha não retornou, mas o marido tenta tranquilizá-la dizendo que em outras ocasiões Karin dormiu na cidade.

O temor da mãe, porém, se concretiza quando um dos pastores, sem imaginar, quer vender uma peça de roupa de Karin para sua mãe. Ela reconhece a roupa da filha, mas diz que vai pensar e logo que pode tranca a porta e fala ao marido. Eles já têm certeza do triste destino da filha, pois a peça está suja de sangue. O casal agora só pensa em se vingar. No local do crime surge, milagrosamente, uma fonte de água.