João Pessoa
Feed de Notícias

Cineclube da FCJA comemora primeiro aniversário com o filme Cinema Paradiso

terça-feira, 31 de maio de 2016 - 09:34 - Fotos:  Divulgação

O Cineclube O Homem de Areia, da Fundação Casa de José Américo, comemora seu primeiro aniversário com a exibição do filme Cinema Paradiso, nesta quarta-feira (1º de junho), às 19h30. Com entrada gratuita, a sessão terá como comentarista o crítico de cinema Wills Leal.

Ao avaliar um ano de atividades, o presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, destacou a programação do cineclube. “A criação e o excelente funcionamento do Cineclube O Homem de Areia, durante 365 dias, significa que seus cinéfilos e frequentadores podem comemorar um aniversário de sucesso”, avaliou.

O Filme – Dirigido pelo italiano Giuseppe Tornatore, Cinema Paradiso conta a saga do garoto Totó, que era fascinado por cinema quando iniciou uma amizade com o projecionista  Alfredo. Após um caso de amor frustrado, Totó deixa sua cidade e vai viver em Roma, onde se torna um cineasta bem-sucedido e só retorna à cidade, das lembranças de sua infância, trinta anos depois.

Colecionou vários prêmios, dentre eles o “Oscar” de melhor filme estrangeiro, o Globo de Outro e o Festival de Cannes. No elenco, Philippe Noiret, Jacques Perrin, Salvatore Cascio, Marco Leonardi, Agnese Nano, dentre outros.

Cineclube  - O projeto do Cineclube da Fundação Casa de José Américo foi inaugurado dia 10 de junho de 2015, com o filme “Relatos Selvagens”. Na sequência, foram exibidos: “Doze homens e uma sentença” (01/07), “O Show de Truman” (05/08), “Laranja Mecânica” (02/09), “Metropolis” (07/10), “O Estrangeiro” (04/11) e “A Separação” (02/12).

O ano de 2016 iniciou com a exibição de “Um corpo que cai” (06/01), “A Fonte da Donzela” (03/02), “7 Caixas” (02/03), “O Baile” (06/04), “As Horas” (04/05). Os cartazes dos filmes podem ser conferidos em exposição na Galeria da FCJA, no hall do Auditório, onde está instalado o Cineclube.