Fale Conosco

1 de junho de 2009

Cineclube complementa estudos realizados em sala de aula na UEPB



O Cineclube pretende exibir quinzenalmente longas e curtas-metragens, bem como documentários alternativos sobre temas estudados em sala pelos alunos de Relações Internacionais.

O começo – O Cineclube Internacional foi criado em 2007 pela professora Maria Lúcia Gnerre, que na época lecionava História das Relações Internacionais 1. No início, outra professora do curso, Cristina Pacheco, também coordenava o projeto, formado por voluntários da graduação.

“O Projeto de Extensão Cineclube Internacional surgiu com o intuito de organizar exibições de filmes que abordassem temas trabalhados em sala de aula, pois alguns componentes curriculares incluíam em seus planos de aula a exibição de filmes e elaboração de relatórios críticos”, explicou a bolsista de extensão do projeto, Samara Guimarães, aluna do 5º período de Relações Internacionais.

No final de 2008, o projeto foi refeito e aprovado e desde esse ano vem sendo coordenado pelo professor Henrique Zeferino de Menezes, que ministra as disciplinas Teoria das Relações Internacionais II e Organizações Internacionais. A professora Paula Palamartchuk, de Política Externa Brasileira e História das Relações Internacionais II, também coordena e orienta o Cineclube Internacional.

Intercâmbio – O Cineclube Internacional é formado por graduandos de Relações Internacionais do quinto período, mas alunos de qualquer período podem se filiar. “Não há membros de outras universidades no Cineclube, mas buscamos intercâmbio e consolidamos essa idéia ao realizar parcerias com outros cineclubistas”, disse Samara.

Tais iniciativas aconteceram durante o 2º Encontro de Cineclubes da Paraíba, uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas, Seção Paraíba – ABD-PB, através do Tintin Cineclube, em parceria com o IV Cineport – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, ocorrido em maio deste ano, em João Pessoa. Mais informações sobre o Cineclube Internacional podem ser obtidas no site do curso de RI (www.uepb.edu.br/ri) ou no blog www.cinecluberi.blogspot.com.

Ascom/UEPB