João Pessoa
Feed de Notícias

Cine Recreio inscreve escolas para edição de setembro na Funesc

segunda-feira, 12 de setembro de 2016 - 11:19 - Fotos:  Delmer Rodrigues

A programação regular do projeto Cine Recreio (referente ao mês de setembro) será iniciada nesta quarta-feira (14), das 13h às 17h, com entrada gratuita no Cine Banguê, em João Pessoa. As inscrições podem ser feitas até a terça-feira que antecede a exibição do filme. Podem participar das atividades, alunos de escolas das redes municipal e estadual (alunos e professores).

O Cine Recreio é um projeto de extensão do Cearte realizado com a Funesc e conta com a parceria do Projeto Cinestésico / UFPB e Tintin Cineclube. As sessões ocorrem sempre às quartas-feiras, com entrada gratuita. Também haverá sessões nos dias 21 e 28 (no mesmo horário).

Neste mês, o projeto recebe em sua programação a IX Mostra Interestadual do Cinema Paraibano com os filmes realizados pelo Jabre – Laboratório paraibano para jovens roteiristas. Organizada anualmente pela equipe do Projeto Cinestésico (UFPB), a Mostra Interestadual do Cinema Paraibano ocorre desde 2008 na Paraíba e no Estado do Rio de Janeiro.

Este ano, a mostra homenageia os produtos cinematográficos realizados por participantes das cinco primeiras edições do Jabre, processo educativo que toma corpo na cidade do Congo-PB, coordenado desde 2011 pelo cineasta Torquato Joel (Projeto ViAção Paraíba-UFPB) e pela professora Virgínia de Oliveira Silva (Projeto Cinestésico-UFPB).

Filmes que vão ser exibidos no Cine Recreio/setembro

Quarta, 14/09/2016 | 13h às 17h |

1) Fogo-Pagou – Direção Ramon Batista, Documentário, Cor, 8min, Nazarezinho/PB, 2012. LIVRE

Sinopse – Um cemitério abandonado no Sertão nordestino, suas histórias contadas pelos moradores da redondeza.

2) Sophia – DIREÇÃO: KENNEL RÓGIS – FICÇÃO | COR | DIGITAL HDSLR – FULLHD MOV.H264 1920×1080 24p | 15′ | COREMAS/PB – BRASIL | 2013.  LIVRE

SINOPSE – Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.

3) Manancial – Direção Bruno Soares, Ficção, Cor, 7min, Condado/PB, 2016. LIVRE

Sinopse. Um jovem sertanejo busca reatar um vínculo perdido pela sua geração dominada pela cultura massiva da futilidade e da ostentação.

Quarta, 21/09/2016 | 13h às 17h |

1) Dito – Direção José Dhiones Nunes, Ficção, Cor, 3min, Congo/PB, 2014. 14 ANOS

Sinopse – Baseado nos mitos populares do interior do nordeste brasileiro, o filme mostra as reações humanas despertadas diante do pesadelo

2) Ilha -  Direção Ismael Moura, Ficção, Cor, 15min, Cuité/PB, 2014. 14 ANOS

Sinopse – Um homem sofrido e esquecido pela sociedade com seu filho com uma doença perturbadora.

3) Praça de Guerra -  Direção Edmilson Júnior, Documentário, Cor, 19 min, Catolé do Rocha/PB, 2015

Sinopse – No final da década de 1960, Catolé do Rocha foi cenário de um levante revolucionário comandado por jovens idealistas. 12 ANOS

Quarta, 28/09/2016 | 13h às 17h |

1) Candeeiro – Direção Adriano Roberto, Documentário, Cor, 9min 20seg, São José dos Ramos/PB, 2014. LIVRE

Sinopse – Na cidade de São Jose dos Ramos, agreste paraibano, uma atração singular fazia a alegria da rapaziada durante a festa do padroeiro.

2) Encantamento – Direção Allan Marcus, Documentário, Cor, 5min, Alagoa Grande/PB, 2015. LIVRE

Como Participar – O Cine Recreio é destinado à comunidade escolar (estudantes e professores), com sessões direcionadas ao público infanto-juvenil, sendo previamente agendadas com escolas públicas e gratuitas da cidade de João Pessoa e da região metropolitana, possibilitando abordagens mais profundas de cada obra.

O agendamento é feito através do e-mail cinerecreio@gmail.com ou por telefone 3214.7147 (das 14h às 18h). O agendamento é obrigatório e antes de fazer a reserva é importante observar a faixa etária para o qual o filme é destinado.