Fale Conosco

3 de novembro de 2011

Cine Digital promove ‘Sessão Vitrine’ com filmes nacionais inéditos



Durante este mês e no primeiro final de semana de dezembro a Fundação Espaço Cultural exibirá filmes nacionais inéditos no Espaço Cine Digital, em João Pessoa. As sessões acontecerão de sexta-feira a domingo, às 20h, com preço popular. A estreia será neste fim de semana, com o filme “Pacific”, de Marcelo Pedroso.

A atração seguinte será “A Fuga da Mulher Gorila”, de Felipe Bragança e Narina Meliande, nos dias 11, 12 e 13 deste mês. Na sequência, será exibido “Os Monstros”, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti (18 a 20 de novembro). A programação continua com “Os Residentes”, de Thiago Mata Machado (25 a 27 de novembro) e termina com “Crítico”, de Kleber Mendonça (2 a 4 de dezembro). O evento faz parte do projeto Sessão Vitrine (http://www.sessaovitrine.com.br/).

Diante da boa fase produtiva que vive o cinema brasileiro, surgiu a ideia de tornar acessíveis ao público produções capazes de liderar bilheterias, mas que ficam limitadas às exibições em festivais. Um cinema de qualidade, original, que retrata a cultura do país, tem se destacado e aos poucos conquista um público fiel.

Esse cinema, produzido muitas vezes com baixo orçamento e de forma totalmente independente, diversificou e ajudou a aumentar a produção cinematográfica brasileira. Atualmente são produzidos mais de 80 longas-metragens por ano.

Pensando na relação desproporcional existente entre número de filmes produzidos e a quantidade de salas no país, os organizadores criaram o Projeto Sessão Vitrine como forma alternativa de levar essa produção ao maior número de pessoas possível. A proposta é dar destaque a esse cinema que recebe grande atenção dos principais festivais do Brasil e do mundo, incentivar o espectador a ir ao cinema, fortalecer o circuito alternativo e investir na formação de plateias.

A expectativa é que depois de participarem do projeto os filmes sigam carreira em outros cinemas e outras cidades.

Calendário

- 4 a 6/11 – “Pacific”, de Marcelo Pedroso

- 11 a 13/11 – “A Fuga da Mulher Gorila”, de Felipe Bragança e Narina Meliande

- 18 a 20/11 – “Os Monstros”, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti

- 25 a 27/11 – “Os Residentes”, de Thiago Mata Machado

- 2 a 4/12 – “Crítico”, de Kleber Mendonça

Serviço

Data: 4/11 a 4/12 (sessões de sexta a domingo)

Hora: 20h

Local: Espaço Cine Digital

Entrada: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (estudante)